Gustavo Caetano

Como todo samba que invariavelmente transmite descontração, alegria e leveza, uma empresa com o nome de Samba Tech não poderia ser muito diferente. Criada por Gustavo Caetano, um jovem de 22 anos na época e que adora tecnologia, a Samba Tech nasceu com alma espontânea e inovadora. Com 10 anos de vida, a empresa passou por diferentes fases, muitas delas perigosas e desafiadoras, mas sempre triunfou, porque observou as mudanças do mercado, agiu rápido na tomada de decisões e inovou em seus serviços. Hoje, depois de receber investimentos da FIR Capital, fundo de investimento brasileiro afiliado à Draper Fisher Jurvetson, uma das maiores empresas de venture capital do mundo, ser integrante do G-Lab, programa global do Massachusetts Institute of Technology e receber seis prêmios nacionais e internacionais, a Samba Tech é a plataforma de vídeos on-line líder na América Latina com 400 clientes.

O que motivou Caetano a começar a empresa foi uma oportunidade que ele enxergou em 2004. A rotina dele era passar muito tempo em terminais rodoviários e aeroportos na ponte área Belo Horizonte-Rio-Araguari. Como fanático por tecnologia, ele tinha o celular mais moderno da época e para passar o tempo tentou conectar a internet WAP para baixar um game e simplesmente não conseguiu. Nesse momento, Caetano lembrou o que estava aprendendo na faculdade: “Quando se quer alguma coisa que não existe é porque tem demanda e possivelmente um mercado”, relembra. Esse foi o estalo que fez ele pesquisar o assunto. Para sua surpresa, o mercado de games mobile também era novidade nos EUA, porém na Europa já estava mais desenvolvido. E foi no calor do momento que ele tomou a decisão de abordar umas das desenvolvedoras de jogos para se oferecer como “reseller local”. Enviou alguns e-mails e uma das empresas respondeu positivamente, convidando-o a participar de uma reunião, desde que ele levasse um plano de negócios. Com apenas 22 anos e somente o conhecimento da faculdade, Caetano criou um plano de negócios e viajou a Londres para apresentar a ideia. No final, deu certo. Entretanto, Caetano não sabia como iria conseguir dinheiro para começar a empresa no Brasil.

Para resolver a questão, a primeira pessoa que pensou foi em seu pai, que depois de ouvir toda a história, e mesmo contrariado, fez a mesma pergunta para a qual Caetano buscava a resposta: “Com que dinheiro você vai abrir a empresa?” Caetano conta que, sem pensar muito, pediu ao pai que apresentasse a ele um amigo rico. Nesse momento, entra na história Almir Gentil, médico de formação e ex-diretor de marketing da Unimed do Brasil. “Vendi meu sonho e ele comprou. Com capital de US$ 100 mil, a Samba saiu do papel e pôde virar, na época, Samba Mobile”, conta Caetano. Assim, a empresa começou em um escritório de 20 metros quadrados com quatro pessoas, sendo três estagiários. Em um ano de operação, a Samba conseguiu abrir mais de 40 canais de distribuição e escritórios no Chile e na Argentina para cobrir toda a América Latina.

No início da empresa, o mercado era novo e o plano de negócios funcionou bem, mas aos poucos a cadeia de valor foi completamente dominada pelas operadoras de telefonia móvel. Além disso, o pior estava por vir com a chegada de concorrentes de fora do Brasil que vinham munidas de games licenciados com filmes do momento. “Seria uma batalha invencível. Foi aí que me lembrei de Michael Porter – professor da Harvard Business School, com interesse nas áreas de administração e economia: um dos nossos pontos na cadeia de valor tinha sido espremido e os compradores passaram a ter muito poder de barganha”, comenta Caetano.

A realidade que ele tinha que enfrentar nesses dias era ter que dividir o mesmo mercado, que antes só tinha a Samba atuando, com gigantes como EA, Eidos e Gameloft. Em busca de uma solução para o problema, Caetano começou a trabalhar em um projeto para vender jogos de computadores usando a internet. O ano era 2007 e, no começo, ele até conseguiu fechar acordo com vários portais, mas percebeu alguns meses depois que estava perdendo dinheiro porque a internet da época não oferecia velocidade suficiente para baixar os jogos que pesavam mais de 1Gb.

O modelo de negócios, então, era um fracasso, mas a tecnologia não. Diante disso, Caetano decidiu mudar o foco de atuação da empresa, construindo uma tecnologia própria para se diferenciar. O celular passou a ser visto como meio e não como um fim. Além disso, ele acompanhava as tendências e o Google estava prestes a comprar o YouTube. Sem muita certeza do que aconteceria, ele resolveu apostar todas as fichas no mercado de comunicação digital por meio de vídeos on-line. E, dessa forma, se tornou uma das empresas mais inovadoras do País e líder na América Latina em seu segmento de atuação.

Para chegar nessa posição, Caetano conta que as práticas de trabalho na empresa sempre buscaram a inovação, tentando transformar ideias em produtos e empresas de rápido crescimento. A SambaAds, maior rede de anúncios em vídeos on-line da América do Sul, por exemplo, nasceu para resolver problemas reais identificados no mercado. Essa subdivisão da Samba Tech recebeu investimentos de cinco grandes empresas da Venture Capital. E assim surgiu, em 2013, o Samba Group (www.samba-group.com). “A inovação, valorização do nosso time interno e foco em sempre procurarmos soluções inteligentes para demandas que já existem, nos fizeram uma empresa de sucesso”, acredita Caetano. Apesar de seguir esse caminho, ele afirma que isso não é uma receita pronta. Na visão dele, não existe uma fórmula de sucesso para um empreendedor. “Na prática, é preciso foco, estudo de mercado, muito trabalho e, claro, se cercar de pessoas que compartilhem de seus sonhos e tenham habilidades que agreguem valor ao desenvolvimento de seu negócio”, destaca.

Além disso, Caetano acrescenta que a Samba Tech trabalha com um modelo de negócios que gosta de chamar de “pinos de boliche”, focando em um nicho de mercado para ser o primeiro nele, ofertando soluções customizadas que possam se adaptar às necessidades de cada cliente, resolvendo, dessa forma, qualquer demanda que possa surgir. Atualmente, a maioria dos clientes da empresa está concentrada no nicho de ensino a distância, atendendo quatro das cinco maiores instituições de ensino do País. E o plano para o futuro é expandir ainda mais com a criação de oportunidades para quem procura por ensino de qualidade, através de uma plataforma robusta e completa. “E tudo isso inserido na cultura jovem, descontraída e inovadora, que me estimulou a montar a Samba Tech”, diz.

RAIO-X: Gustavo Caetano

Cidade natal: Araguari (MG)

Formação: Marketing

Idade: 33 anos

Samba Tech

Data de fundação: 2014

Cidade-sede: Belo Horizonte (MG)

Ramo: Distribuição de vídeos on-line

Funcionários: 70 em três escritórios

Facebook
Twitter
LinkedIn