Leandro Sambini

A vida não deu muitas opções a Leandro Sambini, mas deu a ele muitos sorvetes. O sócio-fundador e chef gelatiere da Sr. Sorvete nasceu e cresceu em um família que tinha quase 140 pessoas, entre pais, tios, primos e sobrinhos. E todos envolvidos com o negócio do gelado. Então, não tinha mesmo como Sambini escapar disso. Ele tentou ser representante comercial, gostou da função e tinha até mais tempo livre, mas a arte de fazer a iguaria estava mesmo no seu sangue.

No ano passado, Sambini resolveu levar toda a tradição familiar e seus 17 anos de experiência com o produto para o franchising. Hoje, a Sr. Sorvete possui duas unidades próprias, em Cravinhos e Catanduva (ambos SP), que produz um variado mix de produtos com mais de 191 sabores de sorvetes de massa, além de picolés, taças, tortas, bolos de sorvete e milk-shakes. Para Sambini, o que chama mais a atenção no seu trabalho de chef gelatiere é a alquimia da transformação do gelado.

Loja Sr. Sorvete (1)

Desde muito cedo, o empreendedor do sorvete aprendeu a técnica de fabricação do alimento com a família. Sambini nasceu em Itápolis, interior paulista, em uma família de quatro irmãos. Seus pais eram donos de mercearia, por parte de mãe Sambini tinha 15 tios, todos donos de sorveteria. Mais tarde, Sambini foi à Itália aprimorar seus conhecimentos. Lá fez cursos e participou de feiras e campeonatos de “gelato”.

“O prazer de transformar os ingredientes é imenso. Fazemos sorvetes usando combinações de frutas com outros alimentos e, assim, criamos os sorvetes agridoces, como os sabores de salmão e gorgonzola”, explica. A fabricação é parcialmente artesanal e com 80% de ingredientes naturais, sob a supervisão de uma nutricionista e uma engenheira de alimentos. A empresa tem também equipamentos de última geração para a maior precisão na produção.

Além de ter grande afinidade com seu trabalho, Sambini acredita que estar no ramo foi meio lógico em sua vida, devido aos quase 30 anos de conhecimentos e experiências que a sua família acumulou nesse segmento. Tudo começou a ficar mais sério quando o negócio de Sambini, que antes chamava Recanto Sorveteria, começou a atrair turistas que passavam pelo estabelecimento que ele tinha em Ibitinga (SP). “Os visitantes passavam pela loja e gostavam muito do que provavam e levavam adiante”, conta Sambini. Percebendo isso, ele industrializou o produto para abastecer outras lojas que a família abriu e, desta maneira, o caminho para a entrada no franchising foi natural.

Erros e acertos

Entretanto, até atingir essa visão de mercado, Sambini se sentiu frustrado por não ter o merecido reconhecimento do público pelo seu esforço. Ele revela que fazia tudo com muito amor, carinho, dedicação, porém não tinha o resultado esperado. Depois, entendeu que essa situação estava acontecendo por causa de uma questão de posicionamento no mercado. Sambini optou por abrir uma sorveteria mais simples e praticar preços mais populares em vez de priorizar o seu sonho de trabalhar com uma linha “premium” e ter uma gelateria. Ele explica que, às vezes, uma sorveteria de boa qualidade tem um vizinho que vende três picolés por R$ 1, por exemplo, e por causa disso perde clientes.

Então, para realmente se destacar, na visão de Sambini, é preciso ter um ambiente acolhedor, elegante e oferecer produtos com qualidade para impressionar o público. Além disso, é aconselhável desenvolver um marketing arrojado – consequentemente, é possível cobrar mais pelo produto. Entretanto, Sambini aprendeu tudo isso no dia a dia, errando e corrigindo. Nesse seu percurso como empreendedor, ele lamenta não ter aprendido antes alguns conceitos de administração de empresas. “Depois de tanto errar acabei aprendendo sozinho e na prática”, afirma.

Apesar da trajetória como empreendedor ser muitas vezes incerta e solitária, Sambini hoje sente-se capacitado para ensinar as pessoas a entrar no mercado de sorvete, por isso decidiu franquear a Sr. Sorvete. “O know-how de mais de 17 anos na arte de fazer sorvete nos dá o aval, pois nós já sabemos todo o caminho que o empresário do ramo precisa percorrer”, destaca. Sobre o mercado, Sambini afirma que atualmente o brasileiro está mais bem educado sobre o sorvete e sabe que não é só uma guloseima e sim um alimento também.

Loja Sr. Sorvete (2)

E por causa disso as vendas do produto permanecem em alta. A maior atração do brasileiro pelo gelado também se devem às inovações desta indústria. Na Sr. Sorvete, Sambini também produz itens com zero adição de açúcar e cria sabores exclusivo, como o de laranja, de gorgonzola, mascarpone, champanhe com morango, pera com Martini e rosas. Hoje, o carro-chefe da marca é o gelado de leite em pó trufado. E o sabor de camafeu também está se destacando muito.

Além disso, Sambini conta que a indústria da Sr. Sorvete hoje conta com grandes parceiros e fornecedores de produtos de altíssima qualidade, que entregam ingredientes líderes de mercado no segmento. Os sorvetes de frutas, por exemplo, são produzidos com a própria fruta, que são selecionadas diariamente em Itápolis (SP), cidade-sede da empresa. A região é considerada a maior produtora de laranja do Brasil e muito propícia para a cultura agrícola. Aproveitando essas condições favoráveis, Sambini inclui ainda o verdadeiro conceito gourmet com tendências italianas em seus alimentos. E de forma rigorosa garante a padronização dos sabores exclusivos da marca.

A vivência e experiência em administrar a sorveteria fizeram Sambini aprender que quando se começa um negócio deve-se valorizá-lo desde o início. “Se o seu produto ou serviço for acima da média da qualidade do mercado, não se subestime, seja sofisticado, seja profissional ao extremo”, ensina. Ele revela que escolheu seguir o caminho de ser igual a todos e agora está pagando um preço alto para se destacar dos demais. “Meu produto é de excelente qualidade, portanto, na época em que comecei, eu poderia e deveria ser muito mais arrojado”, considera. Mas agora o que importa é o presente e Sambini está focado em desenvolver cada vez mais a franquia da Sr. Sorvete e nesse processo ele diz que não quer cometer nenhum erro.

RAIO-X: Leandro Sambini

Cidade natal: Itápolis, interior de São Paulo

Formação: Ensino Médio

Idade: 37 anos

Empresa: Sr. Sorvete

Data de fundação: 2014

Cidade-sede: Itápolis

Ramo: sorvetes de massa, picolés

Funcionários: 20

Faturamento: R$ 200.000 mensais

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