Nivaldo Pinheiro

por Mariana Silva (mariana@empreendedor.com.br)

Natural do interior do estado de Santa Catarina, da cidade de Agronômica, Nivaldo Pinheiro, da Incorporadora Procave, traba­lhou na agricultura com os pais até os 14 anos de idade. Quando completou 16 anos, mudou-se para Blumenau, uma das maio­res cidades do vale catarinense, para ter a oportunidade de trabalhar durante o dia e estudar no período da noite. Seu primeiro emprego foi na Prefeitura da cidade, onde passou a conviver com muitos corretores imobiliários e se interessou pela área. Aos 18 anos, começou a trabalhar em uma imobiliá­ria local, onde conheceu sua esposa, Miriam Pinheiro. Depois de alguns anos trabalhando com corretagem, Nivaldo fundou a Procave em 1978, com foco na construção de imó­veis em loteamentos de Blumenau.

O primeiro projeto executado pela incorporadora foi uma casa residencial. A partir do rendimento obtido nesta primeira obra, foram construídas mais duas casas e assim sucessivamente, até a construção de sobrados e pequenos edifícios. Após sete anos de operação, receberam a oferta de um terreno que poderia ser utilizado para cons­truções maiores. A fim de obter recursos suficientes para o investimento, Nivaldo bus­cou uma sociedade, firmada em 1986 com o empresário catarinense Francisco Graciola. Em 1987, lançaram, em Blumenau, o resi­dencial Villa Romana, prédio de alto padrão com dois apartamentos por andar.

Um dos pagamentos recebidos pelo em­preendimento foi uma casa de frente para o mar em Balneário Camboriú, cidade no lito­ral de Santa Catarina, onde construíram, em 1990, o residencial Stella Maris. Em 1993, a Procave lançou seu segundo prédio na cida­de, o residencial Golden Star, que foi um di­visor de águas na trajetória da incorporado­ra. Com piscina na parte térrea e vista para a praia, a arquitetura da área de lazer foi inspi­rada em um tradicional hotel à beira-mar da cidade, o Hotel Fischer. A proposta rompeu com o padrão arquitetônico do balneário na época, de edifícios baixos construídos sobre lojas comerciais com uma pequena área de lazer na cobertura.

Investir no litoral catarinense estava nos planos de Nivaldo desde os tempos de cor­retagem imobiliária. Após os dois primeiros empreendimentos, a oportunidade para consolidar a atuação da Procave na região veio em 1999, quando se mudou com a fa­mília para Balneário Camboruí devido à con­juntura econômica desfavorável para seus negócios em Blumenau. A decisão coincidiu com o momento de crescimento do merca­do de imóveis de alto padrão na cidade, que se tornava um dos destinos de veraneio mais cobiçados pela classe média alta do interior de Santa Catarina. “Eram pessoas que mora­vam em Blumenau com um padrão elevado e não encontravam o mesmo nível em Bal­neário Camboriú”, diz Nivaldo.

Em 2001, Francisco Graciola deixou a sociedade para se dedicar a um negócio pró­prio, a construtora FG Empreendimentos, e a Procave passou a ser uma empresa exclusi­vamente familiar. Com a média de lançamen­tos chegando a um ou dois prédios por ano, o gerenciamento das construções se mos­trou um desafio. A proposta de negócio teve que ser aprimorada, a incorporadora decidiu focar no mercado de luxo e na qualidade exi­gida pelos  clientes do segmento. “A Procave definiu que preferia uma obra de 50 mil me­tros quadrados do que cinco de 10 mil me­tros quadrados”, conta Nivaldo.

Desde 2004, as construções contam com sistema de aproveitamento da água da chuva. Medidas mais sutis também foram adotadas visando inserir a sustentabilidade no cotidiano dos moradores, como o uso de esquadrias maio­res que o tamanho padrão, otimizando o uso da luz natural. Investimentos que, em média, aumentam o custo do metro quadrado em 150%. “Tem que estar disposto a gastar mais, para ter mais qualidade”, afirma. Qualidade que viria a ser reconhecida com o Troféu Mú­tua da Associação Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itajaí (AREA/IT). Na categoria Construtora Residencial, em 2010, e a medalha de Honra ao Mérito In­dustrial de Santa Catarina, em 2011.

Outro diferencial que começou a ser oferecido pela incorporadora nos últimos seis anos é o serviço de apartamentos pron­tos para morar com decoração exclusiva, fei­ta por uma equipe coordenada por Miriam Pinheiro em parceria com empresas de mó­veis sob medida de alto padrão. Inicialmen­te, a opção foi pensada para atender a de­manda de clientes de São Paulo que haviam se interessado pela proposta do showroom de uma das obras, decorado por Miriam.

Hoje, a opção é oferecida regularmente nos empreendimentos da Procave e também em apartamentos de terceiros que são re­formados e decorados no padrão da incor­poradora, o serviço Top 10 Procave. No ano passado, por exemplo, foram montados 28 apartamentos, de um total de 75 unidades em venda e construção. “Agregamos o ser­viço para facilitar a vida do cliente. Para que o sonho de morar em um apartamento não se torne um pesadelo na hora de mobiliar”, afirma Miriam, que conta com um senso ar­tístico apurado e a experiência pessoal como dona de casa para alcançar o equilíbrio entre beleza e funcionalidade.

Por que não levar a estrutura de lazer oferecida pelos hotéis à beira-mar para um prédio residencial? A questão que instigou o projeto do Golden Star motivou recente­mente construções mais ousadas que foram marcantes para o atual padrão de empreen­dimentos da incorporadora. Uma delas foi o residencial Costão da Barra, lançado em 2008 na avenida mais valorizada de Balneá­rio Camboriú, com infraestrutura de clube e área de lazer de 7.200 metros quadrados. “A partir do momento que começamos a perceber que as pessoas valorizam muito isso, começamos a ampliar este espaço”, diz Nivaldo.

O conceito foi aprimorado no maior empreendimento da incorporadora atualmente, o Brava Home Resort, lançado em 2012 na cidade de Itajaí, uma das prin­cipais economias de Santa Catarina. Com sete torres de doze andares, o residencial foi construído próximo à praia em um terreno de 75 mil metros quadrados – 15 mil deles destinados à preservação da mata nativa da região. Seguindo a tendência do segmento, a taxa de ocupação do terreno é baixa, com 12,5% de área construída. A infraestrutura de entretenimento envolve serviços típicos de resort como trilha ecológica, restaurante, adega, sauna e parque aquático com praia artificial, entre outros.

Este ano, a empresa mantém o foco nos grandes projetos no litoral catarinense, pas­sando a investir no setor hoteleiro, com os projetos Absolute Business Hotel, em Itajaí, e Fischer de Prince, em Balneário Camboriú. Para os projetos futuros, a principal meta é expandir a atuação na região, com a possibi­lidade de um empreendimento na capital do estado, Florianópolis.

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