Yara Rocca

Com 24 anos Yara Rocca recebeu um diagnóstico terrível junto com um diploma de jornalismo. Ela não se intimidou e decidiu empreender direto de sua cama mesmo, atuando como Assessora de Imprensa. Hoje, com 49 anos de idade e 25 anos de carreira, é Diretora do Laboratório de Reinvenção – empresa de comunicação baseada em valores, que oferece soluções criativas em comunicação.

Quando cursava o último semestre do curso de jornalismo, Yara recebeu um diagnóstico que tiraria qualquer um do prumo – miastenia grávis – doença autoimune e neuromuscular que causa fraqueza incomum e rápida nos músculos. Ela ficou completamente paralisada, sem a menor condição de mexer um músculo sequer. “Apenas a minha mente e o meu coração pareciam estar funcionando. O restante do meu corpo parou, literalmente, de funcionar”, relembra ela.

Focada na conclusão do curso e, apesar de tamanho desafio, que para a maioria das pessoas seria um grande fator impeditivo, ela seguiu em frente com as mínimas condições que tinha e terminou seu curso fazendo os exames finais no hospital mesmo, aonde encontrava-se após uma cirurgia feita para retirar a glândula timo, localizada ao lado do coração.

Desafio vencido e de volta para casa com uma “sentença médica” pessimista dizendo que “aquela doença não tinha cura e que o melhor a fazer era se aposentar por invalidez e esquecer essa história de trabalhar, pois, devido a fraqueza e o cansaço extremos, os miastênicos não conseguem mais trabalhar”, contrariando os médicos, Yara decidiu empreender.

Na época ninguém falava em empreendedorismo, mas ela não pensou duas vezes e se abriu para essa possibilidade. Começou a trabalhar de sua cama mesmo, fazendo Assessoria de Imprensa de forma voluntária para um cliente que ninguém conhecia até então.

Para piorar a situação, era 1990 e o Brasil estava vivendo o Plano Collor e ninguém tinha dinheiro para pagar pelo seu serviço. Mesmo diante daquela crise financeira, Yara entendeu que o momento pedia experiência profissional e não dinheiro.

Foi quando ela deu o seu melhor, ou seja, a sua criatividade, coragem e perseverança e descobriu o poder que havia nessas forças. Principalmente em tempos de crise. “A criatividade, a coragem e a perseverança são forças do nosso caráter que nos ajudam a amar. Principalmente a nós mesmos. Como o amor nunca falha, usei essas forças e consegui provar que, quando fazemos algo com amor, no caso, com coragem, perseverança e criatividade, ele nos honra e nos ajuda a vencer, mesmo sem dinheiro e sem estrutura alguma. Não importa as condições e o tamanho do desafio. O amor é maior que tudo e sempre nos conduz à vitória. Mas é preciso descobrir essas forças dentro de nós e colocá-las em prática”, declara Yara.

Em apenas um mês de trabalho aquele cliente virou capa de diversas revistas e jornais, virou notícia nos principais programas de Rádio e TV e iniciou um grande e rápido processo de crescimento e expansão por todo o país. De lá para cá, os clientes nunca mais pararam de procurá-la.

Vinte e cinco anos se passaram, Yara já atendeu mais de 100 clientes, incluindo profissionais liberais e empresas nacionais e multinacionais de todos os portes. O Brasil pode conhecê-los através da mídia e aquela pessoa acamada e fraca transformou-se numa profissional forte e determinada, com a ajuda da qual seus clientes estão conseguindo se reinventar e passar por essa crise que se instalou no Brasil.

Como surgiu o Laboratório de Reinvenção?
Acostumada a gerenciar e transitar bem por crises, situações difíceis, adversidades, incertezas, perdas e desafios – tanto seus quanto de seus clientes – o momento pelo qual o Brasil está passando é apenas, mais um entre tantos, pelos quais Yara já passou. No entanto, não são todas as pessoas e empresas que tem essa habilidade que ela tem de sobra – o poder de se reinventar e com a rapidez, a coragem, a criatividade e a perseverança que o momento pede.

Foi então que surgiu a ideia de criar uma empresa que ajudasse as pessoas e as empresas não apenas a darem a volta por cima e serem mais resilientes, mas fazer com que elas descubram a força que tem, ou seja, os seus valores, que é onde encontram-se as soluções para todos os problemas que elas causam para si, para o próximo e para o mundo. “As pessoas precisam ter mais noção de si, do outro e da vida. Há um campo de possibilidades inexplorado dentro de nós que precisamos aprender a perceber como funciona”, afirma ela.

Os clientes do Laboratório de Reinvenção podem contar com uma verdadeira e abrangente consultoria em “comunicação de valores”, mais conhecida como comunicação 3.0. A empresa oferece soluções criativas em comunicação.

Os serviços vão desde Assessoria de Comunicação 3.0 que inclui Assessoria de Imprensa 3.0 (baseada em valores), planejamento de comunicação, projetos patrocinados, articulação de parcerias, vídeos criativos aliados à credibilidade jornalística que Yara Rocca traz em seu currículo, além de cursos e palestras.

Confira neste vídeo sua trajetória profissional https://www.youtube.com/watch?v=_RshrMKQ10U

 

Facebook
Twitter
LinkedIn