Procura por franquias de baixo custo cresce 120% em um ano

Procura entre brasileiros por franquias de baixo custo cresce 120% em um ano, mostra levantamento 

Pesquisa feita por consultores da WebSoftware com auxílio da ferramenta Google Insights mostrou que no período de maio de 2011 até abril de 2012 houve um crescimento de até 120% nas procuras por "franquias baratas", "microfranquias" ou "franquias de baixo custo".

O estudo demonstra o que já é percebido pela maioria dos franqueadores do Brasil: o sonho do negócio próprio e a disposição para correr riscos está presente até nos brasileiros com menos poupança. Também foi identificado que o termo "franquias baratas" é o segundo termo mais procurado neste mesmo período quando o assunto é relacionado a franchising. “Para nós da WebSoftware isso não é exatamente uma novidade. Nos últimos dois anos um crescimento no número de microfranquias que nos procuram para ter um sistema de gestão especializado”, afirma Erick Vils, fundador da empresa de tecnologia da informação com expertise em franquias.

De acordo com Vils, sua empresa tem aconselhado seus clientes a ficarem atentos e tentarem criar novos formatos de franquia para atender este público. Um exemplo são as variações de algumas marcas que agora possuem quiosques e até formatos portáteis da franquia. Segundo o especialista em franchising Julio Monteiro, diretor da Serses Franquia Empresarial, esse aumento se deve principalmente ao crescimento do poder aquisitivo da classe C. “Cada vez mais pessoas querem ter seu negócio próprio e, com a alta do franchising, o empreendedor que tem algum dinheiro guardado optam por franquias que exijam investimento menor", comenta.

Candice Marocco, dona da rede de tabacarias Candice Cigar Co, possui lojas tanto no formato de quiosque como em tamanhos maiores. Segundo ela, os formatos menores são mais vantajosos não só pelo menor custo de investimento como pela facilidade de instalação, já que eles são mais fáceis de adaptar. “Essa praticidade de instalação atrai empreendedores que buscam um retorno de investimento mais rápido. Isso porque eles ficam menos tempo procurando um bom ponto comercial, que hoje demora de 18 a 36 meses para ser encontrado”, completa Candice.

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