Menos impostos para começar um novo ano

Na primeira edição deste ano da revista Empreendedor, o destaque é para as mudanças no Simples Nacional – Supersimples –, que vale a partir deste mês de janeiro e vai reduzir a burocracia, diminuir impostos e estimular principalmente os pequenos empreendedores de todo o país. São justamente os pequenos empreendedores que sustentam toda a economia brasileira, pois são os que mais empregam, responsáveis por mais de 90% de toda mão de obra do país.
Criado em 2007, o Simples já passou por 81 inovações e, segundo o Sebrae, revela um dado significativo: a cada inclusão de mais empresas e menos cobrança de impostos, aumenta a arrecadação nacional. Em 2008, por exemplo, através do Simples o país arrecadou R$ 41 bilhões. Já em 2016, esse valor saltou para R$ 73 bilhões.
Assim, no momento em que o país começa a superar a mais grave crise econômica das últimas décadas, a ampliação do Simples representa um fôlego muito importante, em especial para os pequenos empresários que já começam a empregar mais.
Por falar em mais empregos, iniciamos nesta edição uma série de reportagens para mostrar como Santa Catarina atingiu o patamar de um estado inovador, que estimula o surgimento de empresas de base tecnológica e que representam hoje o segmento empresarial que mais cresce em mão de obra e faturamento.
Um bom ano, boa leitura e bons negócios!

Acari Amorim
editor-chefe

Assine a revista