O mercado brasileiro se mostrou fundamental na estratégia de crescimento da empresa argentina na América Latina, consolidando de vez seu modelo de negócio após dois anos de operações
A agtech Sima – Sistema de Monitoramento Agrícola – anuncia que em abril atingiu um total de cinco milhões de hectares monitorados na América Latina, por meio de usuários ativos do seu aplicativo, um salto de 25% ante o ano passado, quando eram quatro milhões. Desse total, 50% da superfície corresponde à Argentina, onde é líder no segmento, 30% são provenientes do Brasil, enquanto os outros 20% estão distribuídos em outros países como Uruguai, Paraguai, Venezuela, Colômbia e México.
“É importante destacar que esses cinco milhões de hectares correspondem a áreas contratadas e ativas dentro da plataforma, ou seja, são fazendas e talhões reais nos quais a tecnologia da Sima é utilizada diariamente na coleta e análise de dados”, destaca Rafael Malacco, gerente de desenvolvimento de mercado.
Ainda segundo eles, estes resultados colocam de fato a agtech em uma posição de liderança a nível LATAM. “Poucas empresas alcançam esse volume de trabalho se considerarmos essas áreas como fontes de informações frequentes e com geração de receita, não apenas com sensoriamento remoto ou licenças gratuitas sem uso constante”, reforçou.
Da Argentina para o mundo
A Sima é uma startup que tem sua origem na Argentina, por lá a empresa já digitalizou cerca de 10% de toda a área dedicada à agricultura no País. Vale destaque que a agtech ctem conquistado em média, 500 mil novos hectares por ano e que, embora a extensão monitorada tenha crescido uniformemente nos diferentes países de atuação, a expansão no Brasil teve maior contribuição nesses números nos últimos anos.
Novos clientes
Só ano passado, a Sima dobrou o número de clientes e faturamento, esperando manter esse índice para o ano corrente. Hoje são cerca de 400 atendidos. Olhando para 2023, o objetivo da empresa é quadruplicar o volume de negócios face a 2022. “Na mesma linha, pretendemos ultrapassar os 2.000 clientes nos próximos três anos”, pontua Malacco.
Para cumprir este objetivo, a agtech definiu novos passos no seu roadmap: desenvolvimento iOS, novas funcionalidades, novas culturas com os respectivos limites e adversidades. Além disso, o escritório agregará outras verticais à sua estrutura: insurtech e sustentabilidade. “Vamos também crescer em força de trabalho, aumentando nossas estruturas e contratando 20% mais colaboradores até final de 2022”, endossa o gerente.
A Sima também passou de um core business de coleta de dados para análise de big data, com muito valor agregado para a exploração desta informação. Nesse sentido, tornou-se uma empresa que já é um insumo fundamental não só na coleta de dados, mas também (e sobretudo) no manejo de cultivos.
Agtech consolidada
Desde a chegada no mercado brasileiro, no início de 2020, a empresa expressou a preocupação em se destacar em um mercado que tem ampla concorrência e diversas ofertas (inclusive gratuitas) de tecnologia. Nesse sentido, a Sima optou por oferecer soluções focadas não apenas na coleta dos dados, mas sim direcionadas à inteligência que poder-se-ia gerar com a correta análise dos mesmos. “Com isso, atraímos a atenção de grandes empresas e multinacionais tanto na indústria como na rede de distribuição de insumos e cooperativas”, afirma o executivo.
Como em qualquer mercado, o processo de expansão internacional passa por uma etapa crucial que é a validação do modelo de negócio da empresa no novo território, e isso se dá por meio do volume de clientes, projetos, feedbacks e finalmente pela renovação dos primeiros contratos. “Já temos 90% de nossos clientes no Brasil com mais de um ano de uso da plataforma com contratos renovados. Outro dado importante é que, mesmo antes da renovação, alguns deles já ampliam, após os primeiros meses de uso o volume de hectares ou usuários contratados”, cita Malacco. Dados que mostram que a agtech está no caminho certo, e que ainda tem muito a produzir.
“Entendemos que este é apenas o início, o agro no Brasil é desafiador e demanda sempre muita evolução para continuarmos oferecendo soluções inovadoras, aplicáveis e que realmente ofereçam benefícios diretos aos nossos clientes e parceiros”, finaliza o gerente.
Sobre a SIMA – SIMA é uma AgTech que surgiu em 2014 na Argentina com o objetivo de oferecer aos produtores uma plataforma simples, completa e inteligente para monitorar, controlar e analisar dados. Hoje a empresa está presente em 8 países da América Latina e possui mais de 5 milhões de hectares monitorados.