A AIE (Agência Internacional de Energia) cortou sua previsão da demanda por petróleo nos próximos meses, em resposta aos altos preços do produto. Enquanto isso, a Opep (Organização dos países exportadores de petróleo) planeja investir US$ 160 bilhões na expansão da capacidade de produção.
De acordo com a AIE, a demanda pela commodity em 2008 será 70.000 barris por dia menor que o anteriormente previsto, para um total de 86,77 milhões de barris de petróleo diários.
De acordo com analistas da agência, a queda na procura é influenciada principalmente pelos altos preços verificados atualmente. Para o economista-chefe da instituição, Fatih Birol, a redução ocorrerá de maneira mais intensa após o corte de subsídios em países como China e Índia, que respondem pela maior parte do crescimento do consumo.
Investimento
O secretário-geral da Opep, Abdalla Salem Badri, anunciou que os países-membros da organização planejam investimentos de US$ 160 bilhões na expansão do parque produtivo de petróleo.
Afirmando não haver escassez do produto no mercado, bem como ressaltando a limitada influência da Opep, Badri declarou que o programa pode acrescentar 5 milhões de barris por dia à oferta global da commodity.



