Anatel não irá mais regular descarte de baterias de celular

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) desistiu de regular o descarte de baterias de celulares no País, após a realização de um estudo sobre o tema.

Segundo a Agência, a decisão foi feita porque a regularização do descarte é de competência de outro órgão, que seja voltado à defesa ambiental, e não às telecomunicações.

Reciclagem de celulares
Além das baterias, os celulares que já não são mais utilizados também devem ser descartados de forma correta, para evitar danos ao meio ambiente. Porém, somente 2% dos brasileiros costumam destinar os celulares sem uso para a reciclagem.

Segundo um levantamento da fabricante Nokia, 32% das pessoas deixam o aparelho guardado em casa e outros 10% jogam no lixo comum. Além disso, 29% costumam dar o celular para outra pessoa.

A pesquisa, feita com 6.500 pessoas de 13 países, constatou ainda que, em todo o mundo, o índice de pessoas que reciclam os aparelhos não é muito maior do que o no Brasil: apenas 3%.

Em nível mundial, o percentual de quem deixa o celular guardado em casa é de 44% e dos que jogam no lixo comum é de 4%. Outras 25% das pessoas doam o celular para amigos ou familiares e outras 16% os vendem.

Facebook
Twitter
LinkedIn