Aumento dos juros trará problemas para a indústria brasileira, diz empresário

O aumento da taxa básica de juros vai trazer problemas para o parque industrial brasileiro. A avaliação é do empresário Roberto Roque, representante do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE). De acordo com o empresário, a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) vai fazer aumentar a competitividade dos produtos estrangeiros e prejudicar os nacionais.

"Esse aumento da taxa de juros certamente faz com que haja uma tendência de capitais financeiros continuarem a entrar no país. O aumento de juros tende a aumentar os custos das empresas que necessitam de capital de giro para o seu crescimento. Assim como a redução do dólar faz com que haja aumento da competição dos produtos externos. No final das contas, significa problemas para o parque industrial brasileiro", disse.

O empresário afirma que o caminho para o crescimento e para enfrentar um suposto aumento excessivo da inflação é elevar os investimentos na capacidade produtiva e acelerar a produção. "E não reduzir a produção nesse momento propício da economia brasileira".

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, elevou ontem (16) a taxa básica de juros para 11,75% ao ano, sem viés, ou seja, sem possibilidade de ser alterada antes da próxima reunião, marcada para os dias 3 e 4 de junho.

Facebook
Twitter
LinkedIn