O cartão de crédito é uma importante ferramenta para que uma parte maior da população tenha acesso ao crédito. A afirmação é do diretor de marketing do Banco Itaú, Fernando Chacon.
"A segurança nas transações, facilidade de financiamento e maior aceitação do mercado têm contribuído para tornar o cartão um importante instrumento de crédito do Brasil".
O diretor afirma que o cartão é um meio de acesso ao crédito, que não discrimina nenhum consumidor. "Os cartões são o acesso fácil ao crédito. Nas pesquisas feitas recentemente, consumidores de baixa renda afirmam que se sentem em condição de igualdade com qualquer outro consumidor quando estão com o cartão de crédito na mão, porque descarta a apresentação de documentos ou evita as situações muitas vezes constrangedoras. Sem falar que o parcelamento sem juros é o meio mais barato de financiamento que existe hoje em dia, e a população de baixa renda faz um ótimo uso dele", explica.
Participação
De acordo com pesquisas realizadas pela Itaucard, os cartões de crédito ocupam o segundo lugar nas operações de crédito, perdendo apenas para crédito pessoal, categoria composta por 80% de crédito consignado."O meio de pagamento eletrônico aumentou sua participação no volume de crédito disponível no mercado, mesmo com o forte avanço do crédito pessoal, em especial o consignado".
No período de 2004 a 2007, a participação do cartão no volume total das operações de crédito cresceu de 23,4% para 25,2%. Em 2007, enquanto o crédito pessoal respondeu por 49,6% dos R$ 204 bilhões movimentados em operações de crédito, os cartões foram responsáveis por 25,5%.
Completam a lista o cheque especial e as cooperativas, com 6,4% cada, e o financiamento de bens com 6,1%.