Bolsas asiáticas sobem apoiadas em setores financeiro e de energia

As principais bolsas asiáticas fecharam em leve alta nesta segunda-feira (2). O índice Nikkei foi influenciado positivamente pelo desempenho de instituições financeiras. A bolsa de Hong Kong também subiu, enquanto a bolsa da China encerrou a sessão em ligeira alta, apoiada no setor de energia.

No Japão
Devido à previsão de que as corretoras se beneficiarão do bom momento da bolsa nipônica, os papéis da Daiwa e da Nomura – maior corretora japonesa – avançaram 5,8% e 5%, respectivamente.

Ademais, as ações dos bancos Muzuho e Mitsubishi se valorizaram neste pregão, após o mercado especular que os empréstimos solicitados às instituições financeiras crescerão. Os papéis do primeiro valorizaram-se em 6,7%, enquanto os do segundo subiram 4,7%.

Ecologicamente correto
A Sanyo – maior produtora mundial de baterias recarregáveis – anunciou no último dia 28 um convênio com a Volkswagen para o desenvolvimento de sistemas de baterias para carros híbridos. Como conseqüência, os papéis da companhia registraram alta de 5,6%.

Auxílio estatal

O governo chinês pretende subsidiar a geração de energia elétrica, devido aos preços crescentes do carvão. Neste cenário, as ações das produtoras Datang e Huadian valorizaram-se em 7,1% e 9,5%, respectivamente.

Confira as cotações
O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em alta de 0,71%, chegando a 14.440 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte baixa de 5,67%.

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou subiu 1,22% enquanto o índice Shangai Composite, da Bolsa de Xangai, registrou valorização de 0,75%.

Facebook
Twitter
LinkedIn