Os carros mais vendidos no Brasil, do tipo hatch, não são exemplos de segurança para o motorista e passageiros. Segundo um estudo do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que pontua os veículos com 0,5 a 5 estrelas, de acordo com a segurança que proporciona, nenhum desses modelos obteve pontuação acima de 3 estrelas.
Aliás, somente um veículo obteve essa pontuação, o Citroën C3 1.6 Exclusive, enquanto todos os outros receberam nota abaixo de 2,5. Nas categorias pick-up compacta, multivan e SW compacta a situação é ainda mais preocupante: nenhum modelo supera a classificação de 2,5 estrelas, sendo as melhores notas da Strada Adventure (2 estrelas), Dolo Adventure Locker (2) e do Palio Adventure Locker (2,5), todos da Fiat.
O que falta?
De acordo com o Cesvi, as notas foram atribuídas segundo a disponibilidade de componentes de segurança, como air bag e ABS. Para os modelos que possuem um componente de série, a nota foi maior do que a dada para aqueles que oferecem o equipamento como opcional.
Ainda considerando os modelos hatch, o Gol e o Palio, os mais vendidos no país, receberam pontuações que variam de 1 a 2 estrelas para o Gol, e de 2 a 2,5 para o veículo da Fiat. As notas mais baixas se referem as versões G4 Rallye do carro da Volkswagen, e do Palio Fire 1.0. Por outro lado, as mais altas são do novo Gol 1.0 e 1.6, e do novo Palio 1.8R.
Mais seguros, mais caros
Os automóveis mais seguros são também os mais caros. A maioria é da categoria Coupê e Roadster, nas quais predominam os veículos importados. São carros como Audi R8 e Mercedes Sl 500, ambos com 5 estrelas, ou BMW Z4 3.0 e Nissan 350Z 3.5, ambos com 4,5 estrelas, a pontuação mais baixa nas duas categorias.