Cartão de débito é maioria no Brasil, mas consumidor usa mais o de crédito

Apesar dos cartões de débito serem maioria no Brasil, os consumidores usam mais os de crédito, segundo mostrou pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e divulgada em evento da Felaban (Federación Latinoamericana de Bancos).

Em 2007, os cartões de crédito eram 93 milhões e os de débito, 201 milhões. Por outro lado, em relação às transações, foram realizadas 2,397 bilhões com os plásticos de crédito e 1,924 bilhão com os de débito.

A pesquisa foi feita com base em dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Evolução

De acordo com os dados, os cartões de crédito eram 79 milhões de unidades em 2006, responsáveis por 2,009 bilhões de transações. Os de débito eram 187 milhões, com os quais foram efetuadas 1,632 bilhão de transações.

Ainda é possível perceber, na análise da pesquisa, que os cartões de crédito avançam mais que os de débito, tanto no que diz respeito ao número de cartões quanto ao de transações, quando analisados os anos de 2006 e 2007.

Posse

Os dados ainda mostram que existem 1,6 cartões (crédito e débito) para cada brasileiro, já que o total de plásticos em circulação é de 294 milhões. A população considerada foi de 186 milhões, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A quantidade de cartões é maior do que a de conta-corrente, que soma 0,6 por brasileiro

Facebook
Twitter
LinkedIn