CNI destaca crescimento econômico brasileiro acima da média mundial em 2007

O crescimento econômico brasileiro supera a média mundial, enquanto a inflação é menor do que a dos países emergentes e se aproxima dos índices de nações desenvolvidas. A conclusão está em nota técnica divulgada hoje (10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a CNI, em 2007, o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil teve expansão de 5,4%, enquanto a média mundial de crescimento foi de 4,9%. A inflação brasileira em 2007 foi de 4,5%, enquanto a da Rússia foi de 11,9%, a da China, de 6,6% e a da Índia, de 5,5%.

Para a CNI, o aperto monetário para conter a inflação pode colocar em risco a continuidade do crescimento econômico porque desestimula o investimento e incentiva a apreciação do real.

Na última quarta-feira (4), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros, a Selic, de 11,75% para 12,25% ao ano. A CNI defende aumento do controle fiscal, com redução dos gastos correntes (custeio e pessoal) para ajudar no combate à inflação e sem pressionar o câmbio.

Facebook
Twitter
LinkedIn