O brasileiro está mudando a forma como ele compra computador. De acordo com o presidente da consultoria IT Data, Ivair Rodrigues, muitos consumidores estão aderindo aos notebooks, e o motivo dessa mudança é o preço.
"Antes, era comum comprar primeiro um computador de mesa, e mais para frente, se sobrasse dinheiro, adquirir um notebook. Hoje, a situação é diferente: muitas pessoas que estão comprando seu primeiro computador optam pelos portáteis, e isso acontece, principalmente, porque, com a queda dos preços dos computadores, ocorrida no ano passado, o preço do laptop ficou bem próximo ao do desktop de mesa, caindo na preferência do consumidor", explica.
Preços x Classes sociais
Apesar do barateamento que os computadores sofreram nos últimos anos, a redução não foi suficiente para que os cidadãos de classe D consigam comprar o aparelho.
"Não há dúvidas de que, nos últimos dois anos, os computadores saíram da classe A, invadiram a classe B e já estão na casa de muitos brasileiros de classe C, mas, para a classe D, esse ainda é um produto bastante difícil de ser adquirido. O preço está menor, sim, mas ainda é muito caro para quem possui um renda familiar abaixo dos R$ 1 mil", explica Rodrigues.
"É claro que alguns se esforçam e compram o equipamento, mas eu acredito que ainda demora um pouco para que os computadores sejam populares na classe D".
Vendas
Para 2008, o presidente acredita que as vendas continuarão tão altas como em 2007. "Os preços ainda estão diminuindo, ainda há facilidade de crédito no mercado e tudo isso estimula o consumo", afirma.
Rodrigues conta ainda que o aumento nas vendas dos computadores amplia também o mercado de banda larga. "Hoje, todo mundo que tem um computador quer ter acesso à internet rápida, por isso acredito que esse mercado também terá aumento significativo durante este ano", finaliza.