A confiança do consumidor brasileiro registrou aumento de cinco pontos em março de 2008 na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa elaborada pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Com 137 pontos registrados em fevereiro, o Índice Nacional de Confiança (INC) passou para 142 pontos em março, ficando a três pontos do recorde atingido em novembro de 2006. Em março de 2007 o INC marcava 128 pontos.
A região Norte/Centro-Oeste é a mais otimista, com 156 pontos. Em seguida está a região Sudeste, que registrou aumento de quatro pontos, passando para 150 em março deste ano. A região Nordeste manteve os 136 pontos e a região Sul, considerada a menos otimista, voltou a cair, chegando a 112 pontos em março.
A confiança na manutenção do emprego em relação aos últimos seis meses subiu novamente, atingindo 47% das respostas como mais confiantes. "Esta confiança é o ponto forte para gerar investimentos futuros, aumentando a confiança também na aquisição de bens de grande valor, mas mantendo uma cautela na aquisição de imóveis devido à possível alta dos juros", avalia o presidente da ACSP, Alencar Burti.
A média de pessoas conhecidas que perderam o emprego permaneceu quase a mesma, marcando 4,25 em março, ante 4,20 em fevereiro de 2008.
O INC mostra que 36% da população brasileira estão menos à vontade para a aquisição de bens de grande valor, empatando com as pessoas que estão mais à vontade.
Para as compras de eletrodomésticos, o INC indica uma situação mais favorável, com 47% das pessoas mais à vontade e 30% menos à vontade. "Essa alta já apresenta uma tendência às compras dos presentes para o Dia das Mães", adianta Burti.
O INC resulta de mil entrevistas realizadas entre os dias 23 e 30 de janeiro, em 70 cidades, o que inclui nove regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza). A pesquisa completa está disponível no site da ACSP, em: http://www.acsp.com.br/pesquisa_inc/inc_abr08.pdf