O consumidor brasileiro ainda é pouco ousado no momento da compra e usa as experiências anteriores como a principal fonte de informação para realizar uma aquisição, seguida pela opinião de familiares e amigos.
Os dados, divulgados nesta terça-feira (20), são da pesquisa Target Group Index, do Ibope Mídia, que ainda revelou que estes meios de informação vêm se consolidando no decorrer dos anos em todas as categorias de produtos.
A pesquisa analisa 200 categorias de produtos, em uma amostra de quase 19 mil indivíduos entre 12 e 64 anos, nas principais regiões metropolitanas de todo o Brasil.
Cada produto uma fonte
Quando analisado cada produto em particular, as principais fontes de informação se distinguem. No caso dos eletroeletrônicos e carros, por exemplo, os entrevistados apontam a internet e o jornal.
Produtos ou serviços que remetem a um estilo de vida mais saudável – exercícios, alimentos e outros -, são pesquisados em revistas. A televisão se destaca como meio de informação entre produtos para a casa e alimentos, além de eletrônicos em geral.
Ponto de venda ganha força
Segundo os dados, os pontos de venda (PDV) têm influenciado cada vez mais no momento da compra. Entre os jovens, por exemplo, a forma de comunicação tem bastante força na aquisição de roupas.
Em relação ao mais antigo – mas não menos eficiente – tipo de marketing, o boca-a-boca, é possível dizer que jovens entre 12 e 19 anos possuem uma afinidade maior em convencer as outras pessoas, quando o assunto é o celular.