As liquidações para a queima de estoque e as promoções, que incluem pagamento em parcelas e outras facilidades, das lojas de vestuário, tecidos e calçados fizeram com que os consumidores comprassem mais no primeiro mês deste ano.
Com isso, os comerciantes do segmento viram seu faturamento crescer 22,3% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2007, de acordo com a Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
Dólar e perspectivas
Segundo a entidade, outro fator que favoreceu o desempenho positivo das vendas do setor é a valorização do real frente ao dólar, por conta da entrada maior de produtos importados e com preços menores.
No entanto, a Fecomercio-SP estima que a atividade aponte arrefecimento nas vendas em virtude da troca da coleção primavera-verão pela de outono-inverno, que normalmente vem com preços mais elevados, e do endividamento de início de ano da população.
Lojas de departamento e farmácias
A expansão de crédito e a fidelização de clientes, por meio dos cartões próprios, que facilitam a compra e o crédito, fez o segmento de farmácias e perfumarias registrar alta de 3,1% em seu faturamento real em janeiro, frente ao primeiro mês de 2007.
Por outro lado, a concorrência entre as lojas de departamento e as grandes lojas de outros segmentos, que vendem a mesma gama de produtos, fez com que as vendas do setor de lojas de departamento registrasse queda de 12,2% no período.
Com isso, conforme explica a Fecomercio-SP, os grandes magazines acabam direcionando suas vendas a um público de menor poder aquisitivo, visando preços reduzidos, margens pequenas de lucro e facilitando o crédito.



