A demanda das empresas por crédito cresceu 6,2% em agosto no confronto com julho, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quinta-feira.
Já em relação ao mesmo mês do ano passado, houve avanço de 7,3% e, no acumulado do ano, alta de 2,9% na comparação com os primeiros oito meses de 2010.
Segundo os economistas da Serasa, a maior quantidade de dias úteis (23 em agosto ante 21 em julho), os preparativos para a produção para as vendas de final de ano e o bom momento econômico vivido pelo setor de serviços –com câmbio valorizado e robustez do mercado de trabalho– impulsionaram a procura em agosto.
Na análise por porte, as micro e pequenas empresas lideraram a expansão da demanda por crédito, com crescimento de 6,6% frente a julho. Já as médias e grandes empresas registraram quedas de 1,8% e 0,9%, respectivamente.
Os analistas da Serasa destacam que as médias empresas estão sendo afetadas mais intensamente pelo cenário internacional adverso e pelo câmbio valorizado, tendo em vista a maior concentração de empresas exportadoras nessa categoria. Por isso, esse é o único segmento a registrar retração, de 0,7% no acumulado do ano.