A quantidade de brasileiros que se sentem muito mais à vontade para comprar um carro ou uma casa teve queda no quarto mês de 2008, de acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança) divulgado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) nesta quarta-feira (14).
A média dos que disseram se sentir muito mais à vontade para realizar este tipo de aquisição agora do que há seis meses caiu de 36 pontos em março para 33 em abril. Já a dos que disseram estar muito menos à vontade se manteve em iguais 36 pontos no período.
Compras menores
Ainda segundo o estudo, o INC dos consumidores que se mostraram muito menos à vontade para realizar compras menores, como a de um fogão ou uma geladeira, caiu para 27 pontos no quarto mês de 2008, contra 30 pontos um mês antes.
Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir muito mais à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses registrou estabilidade no período em questão, ficando em 47 pontos.
Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe social que se mostrou muito mais à vontade foi a AB, com 15%, contra 8% da C e 2% da DE. Entre as regiões, o destaque ficou com o Norte/Centro-Oeste, com 22%.
No caso dos itens para a casa, como fogão e geladeira, a maior disposição também veio da classe AB (23%). Na C, ela foi de 13%, e na DE, de 8%. Por região, Norte/Centro-Oeste também apresentaram o maior percentual de pessoas muito mais à vontade para realizar este tipo de aquisição, 31%.
Gastos com prestações
Por fim, o levantamento realizado pela Ipsos Public Affairs revela que a média de gastos dos consumidores com prestações/crediários diminuiu 6,67% entre o terceiro e o quarto mês de 2008, passando de R$ 75 para R$ 70.
Já na comparação com abril do ano passado, quando a média de gastos com prestações/crediários era de R$ 70, houve estabilidade.