A escolha do e-mail a ser usado nas relações de trabalho deve ser feita com cuidado. Isso porque, além dele influenciar a impressão que a outra pessoa terá de você, o endereço eletrônico ainda coloca à tona a personalidade do dono.
Pesquisa realizada pela Universidade de Leipzig, na Alemanha, revelou que "você é o que seu e-mail mostra". Para chegar a esta conclusão, foram entrevistados 600 estudantes com idade entre 15 e 18 anos.
Eles foram questionados sobre qual era o e-mail que usavam e submetidos a um questionário, que media as características da personalidade.
E-mail x personalidade
De acordo com os dados, um e-mail mais elaborado, criativo e inteligente revela uma pessoa mais extrovertida e aberta. Um endereço eletrônico mais chamativo, como o "maioral", "princesinha" e "rei", por sua vez, mostra um profissional mais narcisista.
O estudo, realizado pelo Instituto de Psicologia da Universidade, ainda revelou que os adeptos ao diminutivo são pessoas mais agradáveis, porém com alguns traços de neurose. Ainda existem as pessoas conscientes.
"Nós levamos nossos traços de personalidade e preferências para os ambientes natural e virtual", disse a psicóloga Mitja Back, responsável pela pesquisa.
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Ferramenta de julgamento
O estudo complementa pesquisas realizadas pelo norte-americano Sam Gosling, que diz que o ambiente do escritório, páginas pessoais na internet e músicas também mostram um pouco da personalidade de cada pessoa.
A nova pesquisa, no entanto, mostra que até mesmo o e-mail pode ser uma ferramenta de julgamento sobre a pessoa, mas é importante ter um limite ao julgar o próximo.
Uso adequado
Além de prestar atenção ao endereço eletrônico, os profissionais também devem atentar ao uso dele dentro das empresas. Veja algumas dicas abaixo:
* Cuidados no envio: por mais que esteja com pressa, leia atentamente o conteúdo da mensagem a ser enviada. Confira mais uma vez. Só então coloque o endereço para onde será encaminhado o e-mail. Caso contrário, você poderá enviar algo inacabado, com informações erradas ou, ainda pior, para a pessoa errada.
* Atenção ao recebimento: é muito comum você ouvir, da área técnica da empresa, o alerta "não abra documentos com anexo, sem conhecer o remetente". Mas é a pura realidade. A cada dia, o número de vírus é maior e de impacto muito mais agressivo. A orientação portanto é justificável.
* Na hora de responder: leia a mensagem, analise seus tópicos e só responda caso tenha certeza do que alegar. Se o assunto for urgente, comunique apenas o recebimento e avise que, o quanto antes, tomará as medidas necessárias.
* Linguagem adequada: a pessoa não está vendo você e não tem como avaliar corretamente seu estado de espírito. Por isso, há assuntos que devem dispensar o uso do e-mail, para que sejam abordados pessoalmente.