Estrada Real, Serras Gaúchas, Manaus e Floresta Amazônica, Belém e Marajó, Pantanal e Bonito, Foz do Iguaçu, São Paulo, Recife e Porto de Galinhas, Salvador e Praia do Forte, Natal e Pipa, Fortaleza e Jericoacoara, Búzios e Lençóis Maranhenses. Estes são os roteiros de aproximadamente 180 operadores estrangeiros que vêm ao Brasil entre os dias 10 e 17 deste mês, a convite da Embratur, para conhecer de perto o que o País tem a oferecer como destino turístico. As excursões culminam no Destination Brazil Show Case (DBS), evento que serve de vitrine turística internacional do Brasil e que acontece nos dias 16 e 17 de junho no Rio de Janeiro.
Para este ano, a Embratur organizou caravanas voltadas para os segmentos de sol e praia, ecoturismo, cultura e negócios e eventos. Os operadores foram escolhidos entre 439 inscritos de grandes empresas de turismo de todo o mundo. O objetivo é trazer ao País profissionais que, em sua maioria, nunca estiveram no Brasil ou nos destinos contemplados pelas caravanas. Entre os países com o maior número de inscritos estão Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Índia.
"Recebemos uma demanda expressiva de novos mercados como Rússia, Índia e Polônia", destacou Karem Basulto, coordenadora geral de Apoio à Comercialização da Embratur. "Houve, no caso do Reino Unido, uma grata surpresa e superamos em mais do que o dobro o número de inscritos previsto inicialmente. Em vez de 10 operadores, virão 21".
Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, a vinda periódica de operadores estrangeiros ao Brasil é essencial para o sucesso da divulgação dos destinos brasileiros no exterior. "As caravanas têm um papel fundamental na promoção da diversidade cultural e natural brasileira. Elas ajudam na divulgação e comercialização de novos destinos e produtos, além de fomentar a troca de informações e o estabelecimento de contatos comerciais entre o trade turístico".
@@@
A maior delegação é dos Estados Unidos, com 33 operadores. O país norte-americano é atualmente o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Da América do Sul, virão 26 operadores de nove países. Os grupos terminarão a viagem no Rio de Janeiro onde aproveitam para conhecer a cidade e participar da quarta edição do ‘Destination Brazil Show Case’, promovido pela Embratur e Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (BITO).
Palestra – No dia 10, dando o pontapé inicial das caravanas internacionais, a presidente da Embratur Jeanine Pires e o consultor espanhol Josep Chias farão palestra a empresários brasileiros do receptivo internacional em São Paulo, no Hotel Pergamon, às 9 horas. A iniciativa é uma parceria com a Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa).
Turismo em Alta
Entre os anos de 2006 e 2007, foram realizadas 58 caravanas de operadores estrangeiros para o Brasil. Ao todo, durante este período, a Embratur trouxe 503 operadores, de 37 países, para visitar 252 destinos brasileiros. No ano passado, foram registrados 5.025.834 turistas em visita a terras brasileiras, quase um milhão de visitantes a mais que em 2003, batendo também o recorde histórico de entradas de divisas com uma receita de U$ 4,9 bilhões, quase o dobro da receita do ano de 2003.



