A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.
Para o segmento agrícola, a empresa apresenta um portfólio de soluções em plástico que valoriza a tecnologia agrícola, ampliando ganhos e a eficiência do setor. O responsável por desenvolvimento de mercado da Braskem, Zolder Stekhardt, explica que as possibilidades de aplicação do plástico no agronegócio são muito amplas, entre elas, ele cita: silo bolsa, carrocerias de caminhão em plástico para transporte de cana picada e grãos, membranas geossintéticas, box graneleiro, big bag para fertilizantes, embalagens para sementes, sacaria de rafia, entre diversos outros produtos.
Stekhardt acrescenta que, em regiões onde a água é escassa, o plástico serve ainda para revestir reservatórios ou canais de irrigação, em que o agricultor pode fazer o armazenamento nos períodos de seca. “O material em questão é também uma boa opção para revestir solos e forragens verdes, sendo uma das formas mais econômicas e eficientes neste quesito. Assim, juntos aos benefícios importantes à atividade rural, a indústria do plástico dá sua contribuição à sustentabilidade no campo por meio do estímulo ao uso racional dos recursos naturais”, destaca.
Segundo Stekhardt, o agronegócio é reconhecido por ser um dos principais impulsionadores do crescimento do Brasil, sendo responsável por quase um quarto do PIB nacional. “Para dar suporte a esta expansão, a indústria busca novas tecnologias para o setor e as vantagens associadas ao uso do plástico vêm impulsionando sua utilização pelos produtores rurais”, conclui Stekhardt.
www.braskem.com.br