‘Cartões de crédito: do começo ao futuro’. Esse é o tema central da quarta edição do C4 – Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, que será realizado de 27 a 29 de agosto no Hotel Transamérica em São Paulo. Este ano o evento traz 40% a mais de conteúdo em relação às edições anteriores. Entre eles, a divulgação de duas pesquisas inéditas sobre hábitos de consumo.
A programação deste ano está diferenciada e vai contemplar os principais assuntos em destaque nos meios eletrônicos de pagamento e crédito ao consumidor. "A principal novidade será o debate de assuntos que antes eram tendências e que agora são realidade para o setor", diz o sócio-diretor da Partner Conhecimento e promotor do Congresso C4, Álvaro Musa. "Por exemplo, os pagamentos via celular e as parcerias dos players de cartões com as redes de telefonia já são realidade e nós estaremos discutindo com eles o sucesso destas operações", completa.
Entre os principais assuntos a serem abordados estão: Bandeiras após IPO’s; Convívio entre Celular, Cartão e POS; Inclusão dos "sem cartão" no mercado de meios eletrônicos de pagamento; Uso Consciente do Crédito; e a Bolha do Crédito ao Consumidor. Além desses, formam a linha de temas-chave nas palestras o movimento dos varejistas e bancos na conversão de cartões ‘private labels’ em híbridos, regulamentação do setor de cartões, fidelização, sustentabilidade, seguros, entre outros.
Os temas serão debatidos, simultaneamente, em quatro espaços diferentes, por cerca de 100 especialistas que trarão aos congressistas exemplos de histórias de sucesso do dia-a-dia do mercado de meios eletrônicos de pagamento e crédito. "Com todas essas inovações, esperamos um público de mais de duas mil pessoas ao longo de três dias de trabalho. Até agora, já verificamos um crescimento de 30% na efetivação de inscrições no C4 em relação ao mesmo período de 2007", destaca Musa.
@@@
Pequenas empresas
Embora, atualmente, apenas 27,24% dos 10.247.971 empresários de microempreendimentos existentes no Brasil admitam que usam cartão de crédito, contra 72,76% que não usam, o segmento terá seu espaço garantido nas discussões do C4. Isso porque, devido à importância do mercado de meios eletrônicos de pagamento para o aumento da competitividade da micro e pequena empresa, o Sebrae tem acompanhado atentamente a evolução dessa tendência.
O Sebrae irá promover, na quarta-feira (27), dentro do C4, um conjunto de palestras no espaço ‘Momento Sebrae’. "Serão apresentadas ações regionais realizadas em parceria com o Sebrae que têm proporcionado a aproximação do segmento das micro e pequenas empresas ao mercado de meios eletrônicos de pagamento", explica o analista da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae André Dantas.
O Momento Sebrae, segundo André, "será uma oportunidade de reunir os representantes de diversos estados da nossa Instituição com os das instituições ligadas ao tema", afirma. Os temas discutidos serão: Reduzindo custos, alavancando negócios e inserindo as MPE – caso de sucesso da Credmalhas, em Monte Sião (MG); Mobile Payment e pequenos negócios, uma parceria de sucesso; Os pequenos negócios no mundo do comércio eletrônico (Correios); e Rede Ello Empreendedor (Sebrae/RJ) e Bolsa de Negócios (Sebrae Nacional).
As inscrições para o C4 2008 podem ser feitas pelo telefone (11) 3186-4405 ou pelo site www.congressoc4.com.br.