As pequenas empresas do varejo paulista registraram alta de 10,5% nas vendas de fevereiro, frente a igual mês de 2007. Com o resultado, o segmento completa um ciclo de 23 meses de crescimento no faturamento real.
Os dados fazem parte da PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), divulgada nesta quinta-feira (3) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
Destaques positivos
No segundo mês do ano, dos nove setores pesquisados, sete apresentaram resultados positivos em relação ao mesmo mês do ano passado.
São eles: Material de Construção (23,5%), Eletrodomésticos e Eletrônicos (22,8%), Concessionárias de Veículos (20,3%), Vestuário, Tecidos e Calçados (18%), Móveis e Decoração (16,4%), Supermercados (7,7%) e Farmácias e Perfumarias (3,4%).
Quedas
Por outro lado, o grupo de Autopeças e Acessórios foi o que registrou o pior desempenho no segundo mês de 2008, com queda de 25,6% no faturamento, ante fevereiro do ano passado.
Além desse, o setor de Lojas de Departamento (-11,8%) também registrou decréscimo no período em questão.
Acumulado do ano
No acumulado dos dois primeiros meses do ano, as vendas no varejo obtiveram alta de 8,1%, na comparação com o mesmo período de 2007.
Dos nove setores pesquisados, todos tiveram alta no faturamento nesse período: Eletrodomésticos e Eletrônicos (23,7%), Material de Construção (22,4%), Vestuário, Tecidos e Calçados (20,3%), Concessionárias de Veículos (13,8%), Móveis e Decoração (12,1%) e Supermercados (5,1%).



