As pequenas empresas do varejo paulista registraram alta de 3,2% no faturamento real de fevereiro deste ano, frente a igual mês de 2007. Isso mostra que o nível de crescimento foi o mesmo do obtido em janeiro, na mesma base comparativa.
O dado faz parte da PCPV (Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo), divulgada nesta segunda-feira (14) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
Destaques positivos e negativos
No segundo mês do ano, dos sete setores pesquisados, três apresentaram resultados positivos em relação a fevereiro do ano passado: Material de Construção (29,7%), Móveis e Decorações (5,8%) e Vestuário, Tecidos e Calçados (2,9%).
Por outro lado, o grupo de Autopeças e Acessórios foi o que registrou o pior desempenho no mês, com queda de 23,6% no seu faturamento, ante o segundo mês de 2007.
Além disso, os setores de Farmácias e Perfumarias (-2,5%), Alimentos e Bebidas (-7,4%) e Eletroeletrônicos (9,8%) também registraram decréscimos.
Razões do desempenho negativo
Segundo a Fecomercio-SP, o resultado ruim obtido pelo setor de Autopeças e Acessórios não é propriamente uma novidade às empresas do segmento, que enfrentam problemas de concorrência com grandes redes e peças chinesas. Além disso, a venda mais intensa de automóveis novos diminui a necessidade de manutenção.
Já as lojas de eletroeletrônicos tiveram desempenho negativo por conta da distribuição assimétrica das carteiras de crédito – privilegiando grandes redes -, e à competição desleal, quando se analisa a farta distribuição de aparelhos contrabandeados e até mesmo roubados.