Dos cadernos de economia para as páginas policiais. Esta é a mais nova localização das notícias relacionadas à crise do setor financeiro nos Estados Unidos, com a divulgação de que o FBI (Federal Bureau of Investigation) investiga possíveis casos de gestão fraudulenta.
Entre falências e operações públicas de salvamento, as ações tomadas por companhias como Fannie Mae, Freddie Mac, AIG e Lehman Brothers são estudadas pela polícia norte-americana, embora agências internacionais noticiem que as apurações ainda se encontram em estágio inicial.
Mais que risco moral
Ao mesmo tempo em que o Congresso norte-americano debate um plano emergencial para livrar imobiliárias e financeiras de seus ativos "podres", com o uso de dinheiro público, várias das empresas dos setores são investigadas por crimes de fraude contábil, utilização de informações privilegiadas e omissão de valores relacionados a investimentos.
Outras companhias, como a falida IndyMac e a Contrywide – recentemente adquirida pelo Bank of America – também passam pelo crivo dos investigadores federais dos EUA, o que eleva para 26 o número de companhias do setor investigadas durante o último ano.