Fed lidera ação coordenada de corte de juros

O Federal Reserve liderou nesta quarta-feira um corte global de juro, reduzindo a taxa norte-americana em 0,5 ponto percentual, assim como foi feito pelo Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra, o Banco da Suíça, do Canadá e o Banco da Suécia.

Na tentativa de estancar a inédita crise dos mercados globais, O Fed cortou sua taxa básica de juro em 0,5 ponto percentual, para 1,5 por cento, e também cortou sua taxa de redesconto na mesma magnitude, para 1,75 por cento.

O BCE também cortou a taxa de juro da zona do euro em 0,5 ponto percentual, para 3,75 por cento, assim como foi feito pelo Banco da Inglaterra, cuja taxa foi para 4,5 por cento.

A China também se uniu ao esforço global e cortou sua taxa em 0,27 ponto percentual.

O Banco do Japão, que opera com um juro básico de apenas 0,5 por cento, não reduziu a taxa, mas o Fed informou que o Banco do Japão expressou forte apoio à ação coordenada entre os demais BCs.

*Dados econômicos novos sugerem que o ritmo da atividade econômica diminuiu significativamente nos meses recentes*, informou o Fed em um comunicado.

A decisão de corta o juro foi unânime, disse o Fed.

Facebook
Twitter
LinkedIn