Greve dos bancários continua e serviços em agências seguem indisponíveis

Quem for ao banco nesta sexta-feira (17) encontrará novamente as portas fechadas. Isso significa que, para pagar suas contas ou efetuar depósitos, será necessário recorrer ao internet banking, aos caixas eletrônicos, aos terminais de auto-atendimento das agências ou aos postos bancários em correios e casas lotéricas.

A reunião para negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), ocorrida na última quinta-feira (16), terminou sem acordo e, portanto, a greve dos bancários continua.

Os representantes dos trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela Fenaban durante o encontro em São Paulo. De acordo com a Agência Brasil, a nova oferta dos banqueiros não foi sequer encaminhada para votação nas assembléias.

Proposta recusada
Segundo a Contraf (Confederação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro), a Fenaban ofereceu 9% de reajuste para os salários de até R$ 1500 e para a gratificação de caixa. Para as demais faixas salariais e para os benefícios, a entidade patronal manteve os 7,5% que tinham sido propostos na abertura das negociações no dia 24 de setembro.

A Contraf afirmou em nota que a proposta "não altera em praticamente nada" a anterior e por isso "já foi rejeitada pelo Comando Nacional na mesa de discussão". De acordo com a entidade, as negociações prosseguem nesta sexta-feira, às 11 horas, e a orientação do Comando é manter a greve até que os bancos apresentem nova proposta que contemple as reivindicações da categoria.

Negociações e o rumo da greve

A assessoria de imprensa da Contraf informa que a orientação ainda é pela manutenção da greve em todo o País, aguardando as conversações que devem ocorrer durante o dia, pois elas definirão o rumo da greve. Os últimos dados do levantamento do órgão apontam que o número de agências paralisadas supera a marca de 5.400.

Algumas agências mantêm parte do funcionamento, obedecendo à obrigatoriedade de, durante a greve, sustentar 30% de seu contingente em atividade.

Facebook
Twitter
LinkedIn