IGP-M quadruplica alta e é mais um índice a surpreender mercado

 A inflação pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) acelerou fortemente na primeira leitura de maio, refletindo uma significativa elevação nos custos no atacado.

A alta foi de 1,36 por cento na primeira prévia deste mês, contra elevação de 0,33 por cento em igual período de abril, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta sexta-feira.

Economistas consultados pela Reuters estimavam um dado de 0,61 por cento, de acordo com a mediana das previsões que variaram de 0,60 a 0,80 por cento. Apenas alguns analistas fizeram revisões de última hora depois de outros dados de inflação surpreenderem para cima na semana, o que pode ter comprometido as expectativas.

Nesta semana, o IGP-DI de abril já havia surpreendido negativamente os analistas, pressionando fortemente o mercado de juros futuros.

Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 1,82 por cento, ante avanço de 0,26 por cento na primeira leitura do mês anterior.

Os produtos agropecuários saltaram 1,27 por cento, seguindo a queda de 1,52 por cento na abertura do mês passado. Os industriais avançaram fortes 2,04 por cento, acima da elevação de 0,96 por cento anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,27 por cento, depois de avançar 0,40 por cento no dado anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,79 por cento, após a variação positiva de 0,59 por cento na abertura de abril.

Facebook
Twitter
LinkedIn