Incentivo à produção agrícola sai em até 20 dias, informou Governo à Conab

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi, disse esta tarde que as medidas do governo de estímulo à produção agrícola sairão dentro de 15 a 20 dias. Ele participou hoje de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda) e Reinhold Stephanes (Agricultura) para discutir o abastecimento interno e dar início às discussões sobre o plano de safra com medidas de apoio à produção.

Segundo o presidente da Conab, o ministro Mantega disse na reunião que há uma demanda mundial crescente por alimentos, mas que a situação no Brasil é diferente porque não há risco de desabastecimento interno. O ministro disse ainda que o Brasil é o único País capaz de produzir para abastecer o mercado interno e ter excedentes para exportação.

Apesar de negar o risco de desabastecimento interno, Rossi afirmou que os preços dos alimentos no mercado nacional estão sendo "contaminados" pela situação do mercado externo. Na reunião, o presidente Lula disse que o governo dará apoio à agricultura.

Rossi lembrou ainda que a produção agrícola do País cresceu 4,9% ao ano nos últimos anos, oscilação considerada como muito positiva. O presidente da Conab afirmou que o encontro de hoje foi inicial e que o assunto continuará a ser tratado pelas áreas técnicas dos ministérios.

Facebook
Twitter
LinkedIn