O índice de tendência futura da economia dos Estados Unidos aumentou 0,1% em março, após cinco meses de quedas, segundo o relatório mensal elaborado pelo "Conference Board". O índice registrou no mês passado 102 pontos.
Em fevereiro, havia retrocedido 0,3% e em janeiro perdeu 0,4%, de acordo com os cálculos da instituição de análise econômica.
Nos últimos seis meses, o índice perdeu 1,6% e as dez variáveis que são tidas como referência mostraram notáveis sinais de enfraquecimento, segundo a entidade.
O índice de tendência atual da economia também melhorou levemente no mês passado e aumentou 0,1% em relação a fevereiro, devido em parte a um comportamento mais propício da produção industrial, que compensou a piora no emprego.
Esse índice se situa agora em 107,1 pontos, depois de ter reduzido 0,2% em fevereiro e não variar em janeiro.
Já o índice que mede a variação de dados econômicos que variam mais tarde que outros, como o desemprego, aumentou 0,3% e se situa em 111,6 pontos.
Em fevereiro o mesmo indicador havia registrado um avanço de 0,3% e no mês anterior uma alta de 0,1%.
O relatório do "Conference Board" ressaltou que o índice de tendência futura e o que reflete a situação atual da economia mostraram sinais de deterioração no passado mais recente e não se percebe uma melhoria substancial para os próximos meses.
"O comportamento atual dos índices sugere que o enfraquecimento econômico provavelmente continuará no curto prazo", assinalou a entidade.