Índice de cheques pré-datados aumenta 13,6% em abril, aponta Telecheque

O índice de cheques pré-datados aumentou 13,57% no quarto mês deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, revela estudo da Telecheque divulgado nesta segunda-feira (19).

Isso porque o volume de folhas pré-datadas passou de 71,79% do total transacionado em abril do ano anterior, para 81,53% em abril deste ano.

Atenção por parte do consumidor

Ainda segundo o levantamento da Telecheque, na comparação com o mês de março de 2008, houve acréscimo de 0,56%.

De acordo com a entidade, o consumidor brasileiro tem aproveitado as facilidades de parcelamento oferecidas pelo comércio e a aproximação das festas de final de ano, dando preferência ao pagamento com cheque pré-datado.

"O que estamos acompanhando neste primeiro quadrimestre do ano é um forte impulso nas operações com o meio de pagamento cheque no varejo em geral. Além da expansão do cheque como um instrumento de crédito observada pelos indicadores e cheques pré-datados, temos um movimento de crescimento das operações (volume em reais) de 6,82%, o que projeta um crescimento no ano em torno de 16,5% (volume em reais)", explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

Indicador por estado

Em abril, os maiores índices de cheques pré-datados foram verificados em dois estados do Nordeste: Pernambuco (90,56%) e Rio Grande do Norte (90,27%). No sentido contrário, está Alagoas, com índice de 70,18%.

Facebook
Twitter
LinkedIn