Índice de Fluxo do Varejo apresenta crescimento de 7,9% em fevereiro

O IFV-CA (Índice de Fluxo no Varejo – Count and Act) medido em fevereiro aponta para um crescimento de 7,9% ante o mesmo mês do ano anterior.

No entanto, quando se compara a taxa de expansão da série sem ajuste sazonal em relação a janeiro de 2008, tem-se uma queda de 9,3%, de acordo com a consultoria Gouvêa de Souza & MD, que realiza a pesquisa em parceria com a Virtual Gate.

Entre janeiro e fevereiro de 2007, houve uma queda de 10,2%, o que significa que o fluxo está aumentando, já que esta queda é maior do que a verificada este ano.

Análise do desempenho

De acordo com o economista-chefe da Gouvêa de Souza & MD, Cesar Fukushima, o aumento mensal foi impulsionado pela antecipação do Carnaval. "Com o feriado no início do mês, os consumidores tiveram mais tempo para realizar suas compras. Muitos também já estavam planejando seus presentes para a Páscoa, o que contribui com a aceleração do fluxo".

O diretor-geral da consultoria, Marcos Gouvêa, acrescenta que o aumento dos dias úteis também impacta o fluxo. "Este ano, fevereiro acumulou 19 dias úteis, sendo que no ano passado tivemos 18 dias. É um dia a mais que as pessoas têm para comprar e produzir".

Há uma expectativa de um bom comportamento no fluxo de pessoas no varejo brasileiro neste quadrimestre, com um crescimento acima de 7% em relação ao mesmo período de 2007.

Índice

O IFV-CA mede, em tempo real, o fluxo de pessoas nas lojas em todo o País e permite a sua correlação com o desempenho das vendas. Trata-se de uma pesquisa inédita no Brasil, uma vez que ela é realizada somente nos Estados Unidos, há apenas três anos.

O ponto alto é que o índice permite ao empresário avaliar a eficácia das ações de marketing adotadas, bem como projetar cenários futuros. Para Marcos Gouvêa, o varejo necessita cada vez mais de ferramentas que o auxiliem em suas tomadas de decisão.

"Com o histórico de monitoramento do comportamento e compras do consumidor e suas variações por itens, categorias de produtos, regiões, cidade, períodos, formatos e fluxo de pessoas lojas, além da própria internet, a condição de previsão de comportamento futuro se torna muito mais precisa", explica.

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