Levantamentos realizados pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) apontam que as indústrias do setor eletroeletrônico devem contratar 8 mil trabalhadores diretos este ano, elevando para 164 mil o número de profissionais que atuam na atividade.
Com isso, o setor deve ultrapassar o nível de emprego registrado em dezembro de 1996, quando 163,5 mil pessoas estavam empregadas pelo setor. Em 2007, dados definitivos apontam que as indústrias criaram mais de 13 mil vagas, encerrando o ano com 156,09 mil trabalhadores diretos, o que denota uma alta de 9,26% na comparação com o ano anterior.
A entidade constatou ainda que as áreas que mais contrataram em novembro e dezembro do ano passado foram as de equipamentos industriais, eletrodomésticos e informática.
Comportamento da indústria eletroeletrônica
Em 2007, o faturamento da indústria eletroeletrônica cresceu 8% contra 2006, atingindo R$ 112,4 bilhões. Os principais motivos para o desempenho positivo foram os investimentos em infra-estrutura no País e a expansão do mercado interno.
Com exceção da área de Utilidades Domésticas, cujo faturamento ficou no mesmo nível de 2006, os negócios de todas os outros segmentos (Automação Industrial, Componentes, Equipamentos Industriais, GTDC, Informática, Material de Instalação e Telecomunicações) cresceram.
Capacidade produtiva
A utilização da capacidade produtiva atingiu os 95% em 2007, considerando um turno de oito horas de produção. O resultado ficou sete pontos percentuais acima do registrado em dezembro do ano anterior. A expansão do mercado tem como base o aumento no nível de emprego e das condições favoráveis de crédito, inclusive da redução da taxa de juros.
Além disso, as indústrias do setor sentiram os efeitos positivos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com os investimentos na construção civil e saneamento, na infra-estrutura de energia elétrica e nas ações para a disseminação da tecnologia da informação, apesar de as aplicações dos respectivos recursos previstos para este ano não terem sido totalmente realizados.



