Inflação: distinção entre setores diferenciará perdedores de vencedores

Devido à crescente pressão inflacionária na maioria dos mercados emergentes, o banco suíço UBS avaliou o impacto desse aumento sobre o mercado acionário, direcionando suas recomendações para o setor de matérias-primas, petróleo e financeiro.

Apesar de desfavorecer a qualidade do lucro das empresas e aumentar o prêmio de risco no mercado de ações, a diferença entre setores deverá distinguir vencedores de perdedores em meio ao cenário atual.

Segundo os analistas, as companhias com alta alavancagem mas baixa necessidade de financiamento devem se beneficiar de um ligeiro aumento da inflação. Além disso, aquelas com alto nível de alavancagem operacional também podem ser beneficiadas, já que os custos fixos tendem a tirar proveito de contratos de longo prazo.

Estratégia

Portanto, a estratégia adotada pelo UBS para os mercados emergentes para se posicionar diante da maior inflação é a redução de exposição ao setor de TI (Tecnologia da Informação) e saúde. Em contrapartida, foi elevado o peso dado ao setor de matérias-primas, petróleo e financeiro.

Resultado que muda também a região destinada aos investimentos. Aumentando a alocação dos recursos para países como Brasil, Rússia e Chile. E diminuindo aquela do México, Israel e República Checa.

Custos de produção

O aumento do preço dos alimentos e combustíveis é o principal responsável pela inflação, e já começa a se fazer sentir no núcleo da inflação. Repassando para produtores e conseqüentemente consumidores a atual escalada de preços.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn