Instituições sem fins lucrativos empregavam 1,7 milhão de trabalhadores em 2005

Em 2005, as mais de 338 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos existentes no país empregavam um 1,7 milhão de trabalhadores assalariados, o que correspondia a 22,1% do total de empregados na administração pública do país. O contingente também representava 70,6% do total do emprego formal no universo de 601,6 mil entidades sem fins lucrativos listadas no Cadastro Central de Empresas (Cempre), no mesmo ano.

O Sudeste, a região mais industrializada do país, concentrava mais da metade do pessoal assalariado. Segundo o levantamento, quase 1 milhão de pessoas estavam empregadas em instituições localizadas na região e, em especial, em São Paulo, maior parque fabril do país. O estado reunia 553,7 mil trabalhadores, o equivalente a 32,4% do total da região.

A  distribuição, porém, não acompanha a estrutura da ocupação no mercado de trabalho no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2005), do total de pessoal ocupado no Brasil, embora 42,2% estivessem concentrados no Sudeste, apenas 21,8% estavam em São Paulo.

Facebook
Twitter
LinkedIn