Jovens empreendedores possuem características similares

De acordo com o consultor especialista em manejo comportamental, empreendedorismo e negócios, Luiz Fernando Garcia, existem similaridades entre os novos jovens que resolvem empreender. A primeira delas é a ousadia, que resulta em iniciativa e tomada de riscos.

Outro ponto similar é a visão. "Ela é mais idealizada do que no passado. O excesso de informação e inovação e da existência de produtos reinventados e desenvolvidos pelo fortalecimento do capitalismo causam a sensação de predominância da grande idéia, que não pode sobrepor a força de trabalho", afirma o consultor.

A autonomia e a independência também podem ser apontadas como características típicas do jovem empreendedor. Ele começa os negócios com a tutoria da família, geralmente do pai, que subsidia direta ou indiretamente a sobrevivência do negócio até três anos de existência.

Confira outras similaridades dos novos jovens empreendedores:

Força de trabalho: é importante ressaltar que é comum trabalhar de 12 a 15 horas por dia em um negócio, ao menos nos três primeiros anos, mas o jovem parece não entender a importância da dedicação quase total em um negócio inicial;

Qualificação e estudo: sem dúvida, o conhecimento e a técnica devem ser superiores. A grande maioria, hoje, possui ensino superior, mas é preciso buscar diferenciais;

Apoio e auxílio técnico: o jovem possui muitas formas de se qualificar, por meio de institutos, treinamentos e entidades voltadas para o pequeno negócio. No passado, a preparação era predominantemente empírica;

Flexibilidade: atualmente, o jovem demora mais para aprender a flexibilizar seus negócios do que no passado, devido à segmentação.

Dicas para empreender

Diante destas características, o consultor dá algumas orientações para o jovem que pretende empreender:

Faça uma pesquisa profunda de diversos tipos de negócio, antes de se dedicar a um deles;

Esteja disposto a abandonar a vaidade em prol do trabalho;

Priorize mais a ajuda da família do que a dos bancos;

Coloque tudo no papel, montando um plano de negócio. Trabalhe com três cenários: pessimista, mediano e otimista. Esteja disposto a contar apenas com o pessimista!

Cuidado com a idealização: reduza custos e esteja disposto a várias funções;

Atenção para os incentivos de pessoas próximas. Dívida com a sua família a sua dedicação para o seu novo empreendimento.

Facebook
Twitter
LinkedIn