Com R$ 1,2 bi anual em vendas pelo Brasil, companhia faz aniversário em novembro e investe R$ 45 milhões em nova fábrica em Feira de Santana (BA), com previsão de inauguração ainda este ano; unidade será a mais moderna do País
Em novembro, a Kicaldo, marca de alimentos especialista em grãos, comemora 25 anos de fundação. Marca líder do terceiro alimento mais consumido no Brasil, o feijão, a empresa ultrapassou R$ 1,2 bi em vendas ao ano no país e distribui, em média, mais de 20.000 toneladas do produto por mês. Presente em todos os estados da federação, a marca espera crescer cerca de 8% em volume/tonelagem até o final do ano.
Para atingir tal patamar, a empresa prevê inaugurar em 2024 sua nova fábrica em Feira de Santana, na Bahia. Com um investimento de cerca de R$ 45 milhões, a unidade será a mais moderna entre as já existentes e vai gerar 15% de empregos a mais no quadro da empresa. “A nova indústria de beneficiamento reforçará a presença da marca no mercado. Queremos aumentar o volume de vendas em diversos produtos, como: milho de pipoca, ervilha, lentilha, grão de bico, além dos farináceos de mandioca”, afirma Mauro Bortolanza (foto em destaque), fundador e diretor presidente da companhia. “Não somos só uma empresa de feijão, queremos ser uma referência também em mercearia seca. Nossa meta é sermos vistos como a empresa principal nas refeições nutritivas do brasileiro”, acrescenta o executivo.
Para a expansão de seu portfólio, a marca lançou recentemente o feijão orgânico, produzido no modelo de agricultura regenerativa com menor impacto ao meio ambiente. O novo produto é certificado por auditorias que avaliam se a empresa atende critérios reconhecidos internacionalmente para a fabricação de orgânicos.
Outra inovação deste lançamento é a rastreabilidade. Por meio de um QR Code é possível acompanhar todo o processo do grão, desde o momento da plantação até a prateleira do supermercado. “Aplicamos todo o nosso apurado processo de seleção de grãos e a tradição em servir a família brasileira para desenvolver um produto de ainda mais qualidade que atendesse o consumidor brasileiro”, explica Bortolanza. O executivo aponta que a Kicaldo pretende atingir um crescimento sustentável em volume de feijão e do restante do portfólio de 10% em média, ainda neste ano.
25 anos de sucesso e referência no mercado
Desde a fundação da Kicaldo, na década de 90, Mauro Bortolanza, atual presidente da ABIFEIJÃO (Associação brasileira das indústrias de feijão), aposta no segmento de beneficiamento e empacotamento de grãos com o objetivo de levar sabor, nutrição e qualidade à mesa dos consumidores. A partir deste momento, a companhia contou com uma alta capacidade de produção, além do rigor e atenção necessários para todas as etapas do processo.
“Nosso time de campo é muito experiente e todos nós trabalhamos para buscar as melhores safras do Brasil e do mundo, com grãos selecionados também na Argentina, México e até no Canadá. Todos os produtos passam por rigorosos testes para garantir uma melhor qualidade. Além disso, parte da nossa logística é própria, o que nos dá agilidade na tomada de decisão”, aponta Mauro.
A primeira grande conquista da Kicaldo foi no ano de 2000 com a inauguração da fábrica, em Barueri (SP). Foi por meio desta unidade que a marca chegou em grandes redes como Carrefour, Pão de Açúcar, Tenda e Lopes. Mas, foi em 2005 que a marca expandiu a presença para todo o país, atingindo em 2012 presença em 100% dos estados brasileiros. “O nosso compromisso é produzir e escolher os grãos de alta qualidade. Por isso, seguimos rígidos protocolos para oferecer o que há de melhor para todas as famílias brasileiras”, finaliza Mauro Bortolanza.
Sobre a Kicaldo:
Com distribuição de mais de 20.000 toneladas de feijão por mês, a Kicaldo, marca de alimentos especialista em grãos, é referência no segmento. Com atuação em todos os estados brasileiros, ela trabalha na busca das melhores safras do Brasil e do mundo, selecionadas na Argentina, México e até no Canadá, oferecendo uma refeição de qualidade para a mesa dos brasileiros. Seu portfólio é composto por farináceos e derivados (como farinha de mandioca, polvilho doce e tapioca), milho e derivados, lentilha, ervilha, açúcar mascavo, grão-de-bico e agora, o recém lançado feijão orgânico destaque da linha de feijão Kicaldo. A primeira grande conquista da Kicaldo foi no ano de 2000 com a inauguração da fábrica, em Barueri (SP). Por meio desta unidade é que a marca chegou a grandes redes como Carrefour, Pão de Açúcar, Tenda e Lopes. A Kicaldo também é patrocinadora oficial do Santos FC desde 2019 e reúne importantes premiações como: ABRAS, TOP OF MIND da Folha e Great Place To Work.