O lançamento de uma moeda e de um selo comemorativo dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil marcou a visita, hoje (18), do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a solenidade, no Palácio do Planalto, também foram entregues medalhas a personalidades que contribuíram para aprimorar as relações entre os dois países.
Lula aproveitou a ocasião para falar das novas oportunidades de investimentos no Brasil nos setores de infra-estrutura, siderúrgico, eletroeletrônico e automobilístico, lembrando que o país foi beneficiado por grandes investimentos japoneses em décadas passadas. *Temos todas as condições para lançar parcerias com ambição maior do que aquelas do passado. A diferença é que, agora, também passamos a investir no Japão*, afirmou o presidente, em discurso.
Como exemplos de novas frentes de parceria, citou o desenvolvimento do sistema de TV digital, com tecnologia japonesa, e as perspectivas de trabalho conjunto em matéria de biocombustíveis.
Tanto Lula quanto Naruhito rememoraram a chegada dos primeiros japoneses ao Brasil no mesmo dia 18 de junho, porém, de 1908. Naquela data, o navio Kasato Maru atracou no Porto de Santos, em São Paulo, com 165 famílias japonesas que foram distribuídas em fazendas paulistas para trabalhar na lavoura de café.
*Os japoneses que aqui chegaram com esperança no futuro ajudaram a construir o Brasil*, destacou o presidente. O príncipe Naruhito, por sua vez, lembrou as dificuldades enfrentadas pelos primeiros imigrantes, por causa das diferenças culturais e do idioma, e agradeceu a acolhida calorosa do povo e do governo brasileiros.
@@@
*É muito encorajador o fato de que a comunidade nikkei [denominação dada, em língua japonesa, para descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior] no Brasil ultrapassa 1,5 milhão de pessoas e que muitos nikkeis conquistaram posições consolidadas em vários setores*, disse o príncipe. O Brasil abriga a maior comunidade japonesa no exterior.
O Japão, por sua vez, conta com a terceira maior comunidade de brasileiros no exterior – cerca de 300 mil pessoas. *O sonho desses brasileiros que moram no Japão é exatamente o mesmo dos japoneses que vieram ao Brasil há 100 anos: a busca da felicidade e a vontade de vencer. Querem se integrar e contribuir para o progresso do Japão*, ressaltou o presidente Lula.
De acordo com o Itamaraty, estão em negociações acordos políticos em áreas como educação e previdência social, justamente para facilitar a integração dos brasileiros que vivem no Japão.
Para comemorar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, o príncipe herdeiro visita, além de Brasília, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Em Brasília, Naruhito fará também visitas ao Senado e à Câmara dos Deputados. À noite, junto com o presidente Lula, participará de jantar oferecido pelo governo brasileiro no Palácio do Itamaraty.
Amanhã (19), Naruhito segue para São Paulo, onde tem compromissos a partir de sexta-feira (20). No sábado (21), ele vai a Santos e cumpre compromissos na capital paulista. Domingo (22), visita as cidades de Londrina, Rolândia e Maringá, no Paraná; segunda-feira (23), vai a Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Terça-feira ( 24), cumpre compromissos no Rio e, no dia seguinte, embarca para o Japão.