Mais de 850 mil pessoas já fizeram os cursos gratuitos do Sebrae pela internet

Desde 2001, mais de 850 mil pessoas passaram pelos cinco cursos oferecidos pelo Sebrae na internet: "Iniciando um pequeno grande negócio", "Aprender a empreender", "D´olho na qualidade", "Análise e planejamento financeiro" e "Como vender mais e melhor". Apenas este ano, mais de 160 mil empreendedores fizeram os cursos, de acordo com a entidade de apoio aos micro e pequenos negócios.

Ainda este ano, o Sebrae implementou, em caráter piloto, dois novos cursos de educação a distância pela internet: "Gestão de cooperativas de crédito" e "Práticas no serviço de alimentação: gestão da segurança".

O primeiro foi realizado entre julho e agosto e teve como público 20 pessoas que trabalham com cooperativas de crédito de todo o Brasil. Já o segundo aconteceu entre março e maio e recebeu 400 alunos. Aberto ao público, foi desenvolvido para atender ao setor de Turismo.

Educação a distância
"O objetivo do Sebrae é facilitar o acesso e oferecer condições de participação nas soluções educacionais para o maior número de empreendedores possível, mantendo qualidade e oportunidade de aprendizagem em todos os meios de comunicação. A internet é um dos melhores meios para se chegar aos empreendedores que estão longe dos pontos de atendimento, mesmo fora do País, como é o caso dos dekasseguis, no Japão", afirma o gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto.

O Sebrae lembra ainda que seus cursos a distância garantem o acompanhamento dos alunos, a cargo dos tutores. Eles tiram dúvidas, dão sugestões ao aluno, mostram ao participante do curso como utilizar os conhecimentos aprendidos no dia-a-dia e ainda conduzem as discussões nos fóruns sobre os temas abordados.

Quando precisa de qualquer informação relativa ao curso, o aluno entra em contato com o seu tutor por e-mail, pelas salas de discussão, que devem ser agendadas previamente, pelas ferramentas para tirar dúvidas, pelos fóruns e ainda por telefone.

A tutora do EAD (Educação a Distância do Sebrae), Patrícia Liz Gutierrez, diz que o acompanhamento é fundamental para que o aluno se desenvolva bem, assimile os conteúdos e possa aplicá-los na sua empresa. Ela destaca o papel dos fóruns no curso. "Por meio do grupo, os alunos podem aprender uns com os outros, com suas experiências e dificuldades", assinala.

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