Mantega prevê mais desvalorização do real frente ao dólar

Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o real deverá manter sua trajetória de desvalorização frente ao dólar nos próximos meses devido à redução do superávit comercial e ao conseqüente aumento do déficit em transações correntes.

Em discurso no seminário "Desenvolvimento Econômico: crescimento com distribuição de renda", promovido na última segunda-feira (8) para comemorar os 200 anos do Ministério da Fazenda, Mantega assumiu que há problemas de déficit em transações correntes.

Entretanto, atenuou que o déficit deverá ser resolvido por um ajuste natural, proporcionado pela valorização do dólar em relação ao real, fato que deverá favorecer o fluxo de exportações.

Perspectivas para o PIB

O ministro também afirmou que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deverá crescer cerca de 5% neste ano, ao passo que deverá ter um arrefecimento para 4,5% em 2009 e uma retomada dos 5% em 2010.

Vale lembrar que, na próxima quarta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicará os números do PIB referente ao segundo trimestre. Na última medição, houve um crescimento de 0,7%.

Facebook
Twitter
LinkedIn