*Por Daniel Goettenauer, especialista em Inovação do Manaus Tech Hub, iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região.
Dentre os assuntos mais presentes no setor da tecnologia e que carregam as maiores expectativas dos próximos anos sobre sua aplicação, está o metaverso. Esta tecnologia que, inicialmente foi algo mais atrativo para usuários de redes sociais e gamers, hoje mostra um potencial de recriar o mundo físico em um ambiente digital, possibilitando a simulação de situações reais. De fato, é até difícil prever como as atividades comerciais funcionarão, dado o grande leque de inovação que o metaverso irá nos fornecer.
O poder que essa nova tecnologia oferece é uma tradução do contato físico em um ambiente que podemos chamar de “phygital”. A possibilidade de participar de reuniões, treinamentos, conhecimento e monitoramento de produtos sem sair de casa é o que definirá a permanência do metaverso nos setores comerciais, dentre eles, o agronegócio que é um dos mais aderentes às inovações para melhorar sua produtividade, reduzir os desperdícios e otimizar a gestão.
Já existem ambientes “phygitais” voltados para o agro, com o intuito de simular uma experiência real com o maquinário. No evento Show Rural Digital de 2022, um dos maiores do segmento no país, foi apresentado um exemplo desta tecnologia com Pulverizadores. Desenvolvido pela Basf Brasil, o mundo virtual oferecia aos agricultores a possibilidade de embarcar em um trator 100% digital, porém com todas as possibilidades de uma situação real e suas movimentações. Parecido com isso, também há uma iniciativa chamada Farming Simulator 22, que permite ao gamer uma experiência lúcida do que é viver em uma lavoura de criação, possibilitando atividades como o manuseio de tratores, plantio, colheita e planejamentos relacionados ao clima, se tornando uma imersão real no cotidiano da agropecuária.
A popularização desta tecnologia depende muito de como os setores empresariais receberão a novidade. A tendência é que, ao perceber que processos como as vendas, compras, aluguéis, testes e simulações são mais estratégicos, ágeis e lucrativos dentro do metaverso, a tecnologia se instale em nossos cotidianos de uma vez por todas, possibilitando a oferta de produtos e serviços para os consumidores em um ambiente totalmente novo.
Sabemos que nos últimos anos, durante a pandemia da Covid-19, os espaços virtuais se mostraram mais úteis do que imaginávamos há uma década, e com o confinamento as novas tecnologias de interação virtual se confirmaram como uma tendência que chegou para ficar e evoluir. Vale lembrar que com o auxílio de outras tecnologias chegarão em peso, como o 5G, a interação virtual passará cada vez mais por otimizações e aperfeiçoamentos. Portanto, vale a pena nos mantermos por dentro das novidades que este novo metaverso deve criar, principalmente no setor de agronegócio. Fique de olho.