Países asiáticos criam fundo para prover liquidez ao sistema financeiro da região

No combate à crise financeira, os países associados da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), em conjunto com China, Coréia do Sul e Japão, criaram um fundo de capital para prover liquidez ao sistema financeiro da região.

Assinado nesta quarta-feira (15), o projeto será subsidiado também pelo Banco Mundial, que, segundo a presidente da Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, comprometeu-se a aplicar US$ 10 bilhões no fundo.

De acordo com Arroyo, o fundo será destinado para comprar os ativos podres das instituições financeiras e capitalizar os bancos e as empresas privadas com problemas de liquidez.

Mesmo firmado o acordo, não foram expostos os detalhes das negociações, termos estes a serem debatidos na Cúpula Ásia-Europa, que será realizada nos dia 24 e 25 de outubro em Pequim.

Asean
Criada em 1967, a Asean é integrada por Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Miannar, Laos e Camboja, sendo que Papua-Nova Guiné e Timor-Leste integram os membros observadores.

Facebook
Twitter
LinkedIn