Pequenas e médias empresas usam tecnologias para cortar despesas

Não são apenas as grandes corporações que utilizam ferramentas tecnológicas para otimizar processos e reduzir gastos. As pequenas e médias empresas já estão aproveitando as soluções que a internet tem a oferecer.

Analistas da Infonetics Research, instituto internacional de pesquisa especializado no mercado de Telecom, acreditam que o crescimento nas vendas de soluções de VoIP poderá atingir a marca de 20%, entre 2006 e 2010, somente no Brasil, que constitui o terceiro maior mercado de VoIP.

Além disso, quase 38% das grandes e médias empresas já se renderam às vantagens oferecidas pela audioconferência. Com o crescimento da banda larga e das soluções que vão além da transmissão ponto a ponto, o mercado de serviços via IP prevê crescer 300% até 2010.

As ferramentas existentes e suas vantagens

Com o VoIP, é possível economizar gastos com telefonia. A TV corporativa via IP, por sua vez, permite a substituição dos informativos internos impressos. Já a audioconferência substitui viagens caras, viabilizando reuniões à distância.

Mais velozes e modernas, as redes digitais facilitam a transmissão de sons e imagens entre computadores, mas mantendo a qualidade da informação, e, por vezes, dispensando o computador. A voz "metalizada" se tornou um mito.

"O sistema de reuniões à distância via ligação telefônica pode reunir até 720 pessoas em diferentes pontos. Essa tecnologia permite realizar desde um encontro virtual corriqueiro entre matriz e filiais até um completo treinamento não-presencial", explica o CEO da Voitel, que oferece produtos e serviços de VoIP, Pedro Suchodolski.

"Para serem competitivas e lucrativas ao mesmo tempo, as empresas têm reduzido seus custos sempre que possível. Utilizar a internet como grande aliada para isso foi um caminho natural para as pequenas empresas", enfatiza.

Custo

Segundo o diretor comercial da empresa, Alessandro Ribas, "o custo do serviço que permite reuniões à distância é incomparavelmente reduzido". "Se a empresa precisa estar em constante relacionamento com seus colaboradores, mas está distante do público-alvo, o serviço permite um contato mais rápido e barato, sendo de fácil instalação e manutenção."

Para este ano, ele prevê um aumento de 250% na comercialização do V-Meeting para empresas de pequeno e médio porte. Trata-se de um serviço de audioconferência da Voitel que foi responsável por 25% do faturamento em 2007.

Facebook
Twitter
LinkedIn