Muito se fala sobre liderança. Há inúmeras teorias sobre o assunto e centenas de livros publicados. Com tudo isso, os líderes esquecem das pequenas coisas que poderiam fazer para motivar os profissionais de sua equipe.
"O líder comum sabe como agir em momentos de crise, mas o líder que se preocupa em otimizar constantemente o ambiente de trabalho, deve saber como agir antes que os problemas apareçam. Com as condutas corretas e um pouco de inovação, o líder é capaz de motivar todos à sua volta, além de conseguir tornar o ambiente de trabalho agradável para sua equipe", explica o especialista em manejo comportamental e empreendedorismo, Luiz Fernando Garcia.
Dicas
O especialista elaborou algumas dicas para os líderes que desejam motivar a equipe:
* Ofereça status ao colaborador. O refeitório, o uniforme, a carteirinha de identificação, os horários, e o conjunto de todos esses fatores funcionam como símbolos de status para o colaborador, e são de extrema importância para sua motivação;
* Mantenha o ambiente de trabalho organizado. Bagunça tanto no local de trabalho quanto no repasse de informações minam a motivação;
* Estabeleça uma gestão com vínculos. Um líder que trata seus subordinados com aspereza não cria uma relação com vínculos, assunto que motiva, muitas vezes, mais do que o próprio valor do salário;
* Pense na família do funcionário. O líder que não se preocupa com a vida do indivíduo e de sua família perde grau motivacional da equipe;
* Estabeleça metas. Segundo Garcia, metas específicas melhoram o desempenho, sendo que metas difíceis, quando aceitas, resultam num melhor resultado do que metas fáceis;
* Diga o quanto a sua equipe é importante para o sucesso da empresa. "A percepção do empregado sobre a importância do seu trabalho para a empresa faz com que ele se sinta valorizado e se esforce ainda mais para atingir os melhores resultados", finaliza.