Perigo de extinção: novos carros fazem vendas dos já existentes caírem muito

O lançamento do modelo Logan, da Renault, e o conseqüente reposicionamento do Clio sedã, que teve a versão mais básica, Authentique, eliminada, fizeram que as vendas deste modelo caíssem vertiginosamente no primeiro semestre deste ano.

Segundo a Agência AutoInforme, o modelo vendeu apenas 2.019 unidades nos seis primeiros meses do ano, contra 7.720 no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 73,9%. Isso já era esperado pela montadora, que manteve apenas a versão Expression do Clio sedã, para abrir espaço para o Logan.

Novos lançamentos, novas quedas
Outro modelo que apresentou uma expressiva perda de mercado, devido ao lançamento de um outro modelo, foi a versão hatch do Clio, que abriu espaço para o Sandero. A queda foi de 38,8%, com as vendas passando de 9.902, no primeiro semestre de 2007, para 6.062 unidades entre janeiro e junho deste ano.

O A3, da Audi, também teve queda nas vendas, de 54,7%, de 1.014 para 459 unidades, na mesma base de comparação. Mas, nesse caso, a razão foi o preço, já que o modelo, que era produzido em São José dos Pinhais (PR) até outubro de 2006, custava R$ 65.450 mil, e com o fim da produção nacional, passou a custar R$ 110.900. Além disso, as versões disponíveis diminuíram de sete para três.

As vendas da perua Fielder, da Toyota, também caíram, em 53,5%, passando de 4.207 para 1.956 unidades no período analisado. Segundo a fabricante, isso ocorreu porque a prioridade é a fabricação do modelo novo do Corolla.

Confira, na tabela abaixo, os 10 carros que mais perderam mercado no primeiro semestre do ano:

Modelo   Queda
Clio sedã   -73,9%
Audi A3 -54,7%
Corolla Fielder -53,5%
Citroën C4 VTR -43,2%
Clio hatch -38,8%
Discovery -31,9%
Fusion -21,9%
F250 -20,3%
Accord -18,6%
Fiesta sedã -15,4%

 Agência AutoInforme

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