O lançamento do modelo Logan, da Renault, e o conseqüente reposicionamento do Clio sedã, que teve a versão mais básica, Authentique, eliminada, fizeram que as vendas deste modelo caíssem vertiginosamente no primeiro semestre deste ano.
Segundo a Agência AutoInforme, o modelo vendeu apenas 2.019 unidades nos seis primeiros meses do ano, contra 7.720 no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 73,9%. Isso já era esperado pela montadora, que manteve apenas a versão Expression do Clio sedã, para abrir espaço para o Logan.
Novos lançamentos, novas quedas
Outro modelo que apresentou uma expressiva perda de mercado, devido ao lançamento de um outro modelo, foi a versão hatch do Clio, que abriu espaço para o Sandero. A queda foi de 38,8%, com as vendas passando de 9.902, no primeiro semestre de 2007, para 6.062 unidades entre janeiro e junho deste ano.
O A3, da Audi, também teve queda nas vendas, de 54,7%, de 1.014 para 459 unidades, na mesma base de comparação. Mas, nesse caso, a razão foi o preço, já que o modelo, que era produzido em São José dos Pinhais (PR) até outubro de 2006, custava R$ 65.450 mil, e com o fim da produção nacional, passou a custar R$ 110.900. Além disso, as versões disponíveis diminuíram de sete para três.
As vendas da perua Fielder, da Toyota, também caíram, em 53,5%, passando de 4.207 para 1.956 unidades no período analisado. Segundo a fabricante, isso ocorreu porque a prioridade é a fabricação do modelo novo do Corolla.
Confira, na tabela abaixo, os 10 carros que mais perderam mercado no primeiro semestre do ano:
Modelo | Queda |
Clio sedã | -73,9% |
Audi A3 | -54,7% |
Corolla Fielder | -53,5% |
Citroën C4 VTR | -43,2% |
Clio hatch | -38,8% |
Discovery | -31,9% |
Fusion | -21,9% |
F250 | -20,3% |
Accord | -18,6% |
Fiesta sedã | -15,4% |
Agência AutoInforme