Perspectiva de crescimento dos EUA piora, diz pesquisa

 O mercado de crédito vai mostrar alguma melhora, mas a perspectiva de crescimento econômico para este ano e 2009 se deteriorou, deixando os analistas divididos sobre se os Estados Unidos já entraram numa recessão, aponta uma pesquisa apresentada nesta segunda-feira.

A pesquisa da National Association for Business Economics, feita entre 17 de abril e 1o de maio, aponta crescimento de 2,1 por cento no Produto Interno Bruto dos Estados Unidos no segundo semestre do ano, o que representa uma queda ante os 2,8 por cento previstos em fevereiro.

Dentre os 52 economistas consultados, 56 por cento acreditam que uma recessão já começou ou irá se desenvolver em 2008, contra um parcela de 45 por cento na pesquisa anterior.

"Apesar do mercado de moradias e de crédito perderem gradualmente sua força, a expectativa é de que o crescimento econômico apenas volte lentamente ao seu estado saudável", afirmou Ellen Hughes-Cromwick, economista-chefe na Ford Motor.

Segundo o estudo, espera-se que a economia cresça 2,7 por cento em 2009, ligeiramente abaixo dos 2,9 por cento apresentados anteriormente.

Os entrevistados reduziram suas estimativas para consumo e investimento em 2008 e 2009 também, mas elevaram os números de exportações. O panorama para o início de construção de moradias ficou praticamente estável.

No front inflacionário, a expectativa é de que o índice de preço ao consumidor (CPI) suba 3,1 por cento numa comparação anual no quarto trimestre de 2008, ante 2,5 por cento apontados em fevereiro. A perspectiva é de que ele suba 2,3 por cento em 2009.

A expectativa é de que o Federal Reserve mantenha sua taxa de juros em 2 por cento este ano antes de elevá-la para 3,0 por cento no final de 2009.

Facebook
Twitter
LinkedIn