Petrobras e Sebrae qualificaram mais de 2 mil fornecedores para a cadeia de petróleo e gás

Integrar o seleto cadastro de fornecedores da Petrobras é o desejo de micro e pequenas empresas que convivem com as unidades de negócio da companhia, presentes em diversas regiões do País. As oportunidades comerciais para essas empresas, no entanto, não se encontram apenas no âmbito da Petrobras. Elas também existem nas grandes empresas contratadas pela companhia e ao longo de toda a cadeia produtiva de petróleo e gás (P&G).

Para as micro e pequenas empresas, o grande desafio é trabalhar de acordo com as exigências e demandas desse rico e próspero setor. Devem se tornar mais competitivas sob vários aspectos, inclusive para substituir as importações de produtos e serviços. O relacionamento entre Petrobras, grandes empresas contratadas e fornecedores nacionais de pequeno porte está baseado em alto desempenho empresarial, que pode impactar e estimular o desenvolvimento sustentável de municípios, regiões e estados.

Em outubro de 2004, o esforço voltado à inserção de micro e pequenas empresas na cadeia produtiva de petróleo e gás ganhou um grande aliado. Nessa data foi assinado inédito convênio entre Petrobras e Sebrae, com o objetivo de apoiar empresas de pequeno porte nos negócios do setor em todo o País, capacitá-las e qualificá-las e, ainda, mobilizar grandes empresas para contratá-las.

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"Nós precisamos das empresas fornecedoras e elas de nós. Queremos melhorar nosso negócio, o negócio delas, e a cadeia produtiva de petróleo e gás como um todo", afirma Ernani Turazzi, gerente do Cadastro de Bens e Serviços da Petrobras e membro do comitê gestor do convênio.

A Petrobras não mudou a maneira de trabalhar, mas a forma de se relacionar com as micro e pequenas empresas fornecedoras, segundo Turazzi. "Padrões de gestão e qualidade são definidos para que nossos fornecedores possam segui-los e, desse modo, estamos auxiliando o desenvolvimento das empresas para nos atender e atender a toda a cadeia", explica.

Geralmente as oportunidades de negócios estão nas áreas de manutenção industrial, metalmecânica (caldeiraria, usinagem, soldagem), construção e montagem (projetos de engenharia), refrigeração (manutenção, projeto, montagem), Tecnologia da Informação, segurança, pintura, serviços gerais, alimentação, hospedagem, vestuário, calçados.

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Apoio continuado

A meta inicial da parceria era beneficiar 30 empresas em cada um dos 11 estados (AL, AM, BA, CE, ES, MG, PR, RJ, RS, RN e SE), onde foram implantados os projetos-piloto. O desenvolvimento das relações entre os integrantes dos pólos ou Arranjos Produtivos Locais (APL) de petróloe e gás foi a abordagem adotada desde o início do Convênio Sebrae/Petrobras.

Diagnósticos da cadeia produtiva local e levantamento de demandas e oportunidades de negócios com as grandes e médias empresas do setor nas regiões onde se concentram atividades petrolíferas foram importantes produtos do convênio, desenvolvidos previamente pelas unidades estaduais do Sebrae e instituições parceiras. A Instituição também avaliou potencial e perfil das empresas locais, necessidades de capacitações, consultorias, entre outras necessidades, antes de iniciar os projetos-piloto.

Projetos e ações do Convênio Sebrae/Petrobras geraram conhecimento, boas práticas, e foram além da meta inicial. Entre 2004 e junho de 2008, duas mil duzentas e sete empresas foram qualificadas e 6,3 mil participaram de seminários, capacitações e consultorias. Onze diagnósticos das cadeias produtivas locais foram feitos (CE, RN, AL, SE, BA, ES, MG, PR e RS), além dos municípios de Campos e Duque de Caxias, ambos no estado do Rio de Janeiro. Nesse período foram investidos pelo Sebrae e Petrobrás R$ 12 milhões.

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Cento e oitenta e oito grandes e médias empresas da cadeia foram mobilizadas, além de 21 unidades de negócios da Petrobras. Trezentos e cinqüenta e duas empresas âncora (compradoras) e 2,9 mil fornecedoras de pequeno porte participaram de três rodadas de negócios realizadas pelo Convênio Sebrae/Petrobras nos anos de 2005, 2006 e 2007, que totalizaram R$ 1,5 bilhão.

Na segunda edição do Convênio Sebrae/Petrobras, assinada em 20 de junho passado, mais três estados (PE, SC e SP) serão contemplados. O número de empresas beneficiadas pelos projetos do convênio será ampliado. As ações dessa nova etapa seguem até 2011 e contarão com um investimento de R$ 32 milhões.

Na nova etapa da parceria, o foco será a implementação de programa de apoio ao desenvolvimento tecnológico e inovação das micro e pequenas empresas da cadeia P&G. Diagnósticos locais e levantamentos de oportunidades de negócios continuarão a ser realizados nos pólos e APL do setor. O fortalecimento da governança local das Redes Petro e dos APL também constam dos objetivos da segunda edição do Convênio Sebrae/Petrobras.

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Cooperação em alta

Um dos resultados mais importantes para a competitividade das empresas atendidas pelo Convênio Sebrae/Petrobras é a formação de Redes Petro. Essas redes surgiram para articular participantes dos projetos de capacitação da cadeia de petróleo e gás, apoiados pelo convênio. Oportunidades de negócios passaram a ser compartilhadas entre os integrantes dessas redes de cooperação empresarial.

A pioneira Rede Petro RS foi referência para as demais Redes Petro. No momento, elas são 14 nos 11 estados integrantes do convênio. "As Redes Petro facilitam o relacionamento com a Petrobras", diz Eliane Borges, coordenadora nacional da Carteira de Projetos de Petróleo e Gás do Sebrae. "É preciso criar governança local para o desenvolvimento da cadeia em cada estado", acrescenta.

As 14 Redes Petro vão participar da Rio Oil & Gas 2008, que acontece de 15 a 18 de setembro. Estandes montados nos pavilhões 2 e 3 do Centro de Convenções Riocentro apresentarão produtos e serviços de várias empresas integrantes das redes.

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Destaques do Sebrae na programação da Rio Oil & Gas

Workshop do Convênio Petrobras/Sebrae
‘Rede Petro Brasil: Cooperando para Competir’
Dia 16 de setembro
Das 8h30 às 12h30
No Pavilhão 3

Estandes das empresas integrantes das Redes Petro
De 15 a 18
Pavilhões 2 e 3

Rodadas Nacional de Negócios
Exclusiva para empresas apoiadas pelo Convênio Petrobras/Sebrae, Redes Petro e cadastradas na Onip, que tenham inscrição e participação confirmadas previamente
Dias 16 e 17 das 14h às 20h
Pavilhão 3

Seminário Oportunidades de Negócios no Mercado Internacional
Dias 15 e 16 – das 14h às 18h30 no dia 15; e das 14h às 17h30 no dia 16

Rodada de negócios do Projeto Comprador com Petroleiras Estrangeiras
Dia 17 das 14h às 18h
No Pavilhão 4

Seminário Prominp/Sebrae ‘Estratégia de Redes para Desenvolvimento da Indústria de Petróleo e Gás Natural’
Dia 17
Das 14h às 18h30
No Auditório Profissionais do Futuro, Pavilhão 5

Serviço:
Rio Oil & Gas 2008
Local – Centro de Convenções Riocentro, Rio de Janeiro (RJ)
Período – 15 a 18 de setembro

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